FOTOGALERIA: Equipas de restaurantes de renome criam iguarias de Dieta Mediterrânica

Sete chefes de cozinha de conceituados restaurantes algarvios, com as suas equipas, participaram no concurso gastronómico do 1º Festival de […]

Sete chefes de cozinha de conceituados restaurantes algarvios, com as suas equipas, participaram no concurso gastronómico do 1º Festival de Gastronomia – Dieta Mediterrânica, que está a decorrer esta sexta-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA), em Faro.

Cada equipa teve de criar uma entrada, um prato principal, uma sobremesa e um cocktail, para dar a provar não só ao júri, mas a um grupo de convidados, que incluiu o ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional Miguel Poiares Maduro e o secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar Nuno Vieira e Brito.

A avaliação técnica ficou a cargo de uma equipa de cinco jurados, entre os quais dois chefes de cozinha com estrelas Michelin. Um paladar e olhar exigente, que obrigou os concorrentes a aplicar-se não só no sabor e conceito do prato, mas também na sua imagem.

Veja as fotos do concurso:

A presença dos membros do Governo neste evento, promovido pela Comissão de Coordenaçãoe e desenvolvimento Regional do Algarve, em parceria coma  EHTA, serviu para salientar a importância que o executivo dá à gastronomia, pelo potencial e transversalidade de tudo o que tem a ver com ela.

Como salientou o ministro Poiares Maduro, em declarações ao Sul Informação, à margem do almoço de degustação dos pratos a concurso, a gastronomia não tem a ver apenas com a restauração e turismo, mas também com outras áreas da atividade económica, como «o setor agroalimentar e produtos associados à mesa, como o artesanato», entre outros.

Para isso, foi lançada uma iniciativa interministerial, focada na gastronomia. «O objetivo é ter um conjunto de atividades que promovam uma maior cooperação e sinergias entre os diferentes setores. Cada um deles tem a ganhar, tirando partido da sua promoção, através dos outros», considerou o membro do Governo.

«Há países em que a gastronomia, enquanto conjunto de atividades, corresponde a 50 por cento do PIB. Esta é uma área de enorme importância, que por vezes desvalorizamos», acrescentou.

Quem já valorizou esta fileira, que acaba por ser resumida no conceito de Dieta Mediterrânica, foi a UNESCO, ao reconhecer a Dieta Mediterrânica portuguesa como Património Cultural Imaterial da Humanidade, no seguimento da candidatura feita pelo nosso país, através da comunidade representativa de Tavira.

«Aqui no Algarve temos esse instrumento, particularmente poderoso para promover a cooperação e as sinergias entre os agentes da região, bem como os ganhos mútuos que cada um pode ter da valorização da gastronomia, como um todo», disse Poiares Maduro.

O 1º Festival de Gastronomia – Dieta Mediterrânica abre as portas ao público em geral às 19 horas e integrará, entre outras, «uma prova de sabores inovadores no Espaço de Produtos Inovadores e no Espaço Inovação, bem como a mostra gastronómica – Sentidos & Tradições promovida, anualmente, pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve».

 

Fotos: Hugo Rodrigues/Sul Informação

Comentários

pub