Exposição “Escrita do Sudoeste – Revelação/ Impressão/ Relação” abre no CECAL de Loulé

A exposição “Escrita do Sudoeste – Revelação/ Impressão/ Relação”, coordenada pelo artista plástico Miguel Cheta, abre amanhã, dia 8 de […]

Escrita do Sudoeste – Revelação Impressão RelaçãoA exposição “Escrita do Sudoeste – Revelação/ Impressão/ Relação”, coordenada pelo artista plástico Miguel Cheta, abre amanhã, dia 8 de Maio, às 17h00, nono Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé (CECAL), onde estará patente até ao final do mês.

A exposição resulta de um projeto artístico escolar que “reúne um conjunto de trabalhos e reflexões realizados pelos alunos de Arte e Design da Escola Secundária de Loulé” – escola associada da UNESCO.

Os 27 signos que compõem a escrita do Sudoeste, que é a primeira manifestação de escrita da Península Ibérica, foram o ponto de partida para explorar a relação com o território dos primeiros povos estabelecidos na serra localizada entre o Algarve e o Baixo Alentejo.

A anteceder a exposição, nesse mesmo dia, às 16h00, haverá uma apresentação sobre a escrita do Sudoeste pelo Projecto ESTELA na Biblioteca da Escola Secundária de Loulé, seguida da visita aos trabalhos que se encontram patentes naquele espaço.

“As palavras Revelação, Impressão e Relação, nas suas múltiplas significações, são os conceitos recorrentes à realização desta viagem entre dois tempos. O antes e o agora. E são também as ferramentas utilizadas para a apreensão deste alfabeto que nos pertence”.

Promovida pela Câmara de Loulé, no âmbito do projeto Educar para o Património da Unesco, a exposição conta com a colaboração do Projecto ESTELA.

Comentários

pub