Estrada que liga a Penha à Conceição de Faro reabre esta quinta-feira

A estrada que liga a zona da Penha à Conceição de Faro vai ser reaberta esta quinta-feira, depois de anos […]

obras-variante-125-7-e1423238297893A estrada que liga a zona da Penha à Conceição de Faro vai ser reaberta esta quinta-feira, depois de anos em que esteve parcialmente cortada, devido às obras de conclusão da Variante Norte a Faro.

Um «boa notícia» para os habitantes da capital algarvia, na perspetiva do presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau, mas que não chega sem um senão, já que a partir de sexta-feira será encerrada a estrada da Ribeira das Lavadeiras, entre a Pista de Atletismo e a Rotunda da Conceição, no âmbito da mesma intervenção.

Um constrangimento que era esperado, já que é condição necessária para a conclusão da obra, prevista para o final de Junho. Além disso, será por um período muito menor. «É necessário construir ali uma rotunda, para fazer a ligação da Variante à nossa Rotunda de Olhão. Espero que, em duas ou três semanas, a rotunda esteja concluída e possa ser reposta a circulação», explicou Rogério Bacalhau.

O troço da Estrada da Penha que será agora reaberto, que começa logo a seguir ao Cemitério Municipal e se estende até à Rotunda da Conceição, esteve fechado cerca de cinco anos, o que motivou queixas da população e pressão de vários setores para que fosse reaberta rapidamente.

O próprio edil farense fez questão de salientar a urgência em reativar esta ligação, no dia em que foi anunciado que as obras da Variante, que estiveram suspensas durante anos, iam recomeçar.

Rogério Bacalhau: “Espero que a obra não atrase, porque todos queríamos que estivesse pronta ontem”

«Esta é uma aspiração muito grande dos farenses, há muitos anos. A estrada será reposta na quinta-feira, com todas as condições. Estão-se agora a ultimar os trabalhos», resumiu.

Apesar de se mostrar satisfeito com a reabertura da estrada, Rogério Bacalhau admite que este momento demorou muito tempo a chegar. «Houve muitos problemas, nomeadamente com a renegociação da Parceria Público-Privada [que financia a obra].  Mas o que interessa é que está tudo em bom andamento e que, dentro em breve, muito do trânsito que antes tinha de entrar em Faro, com os prejuízos que isso trazia, pode fazer a circulação de forma muito mais cómoda e segura», disse.

O presidente da Câmara de Faro acrescentou que não teve, até ao momento, qualquer indicação que o prazo adiantado pela concessionária Rotas do Algarve Litoral em Março passado, o da conclusão da obra até 30 de Junho, não será cumprido, apesar de «ter havido alguns problemas». «Espero que a obra não atrase, porque todos queríamos que estivesse pronta ontem», ilustrou.

«Ainda na semana passada falei com o presidente das Estradas de Portugal e, até agora, eles não receberam qualquer pedido de prolongamento do prazo. Estas são obras de grande complexidade, por isso, vamos ver se conseguem concluir dentro do prazo. Eles estão a trabalhar a bom ritmo, mas houve alguns problemas complexos para resolver, nomeadamente na zona da Ribeira das Lavadeiras, onde se teve de desviar condutas de água, de eletricidade e de telecomunicações», disse.

 

Comentários

pub