Espaço Guadiana inaugurado em Alcoutim a 9 de junho

O Espaço Guadiana, em Alcoutim, vai ser inaugurado no dia 9 de junho às 20h30. O edifício, anteriormente conhecido como […]

IMG_8303 O Espaço Guadiana, em Alcoutim, vai ser inaugurado no dia 9 de junho às 20h30. O edifício, anteriormente conhecido como Salão de Festas da Câmara Municipal, foi alvo de obras de requalificação e intervenção.

Segundo a autarquia, as obras realizadas dão ao espaço «condições construtivas e de conforto, para a sua utilização na promoção de eventos comemorativos, festas, convívios, teatro, música, conferências, congressos e animação».

As obras tiveram um custo total de 313 mil euros, mas foram financiadas a 75% no âmbito do programa POCTEP (Programa Operacional Cooperação Transfronteiriça entre Espanha e Portugal).

Segundo a autarquia, a intervenção no edifício «dá resposta às questões regulamentares de Segurança, Térmicas e Acústicas e demais legislação e regulamentação em vigor», sendo que a localização da entrada do piso superior foi alterada de forma a torná-la acessível para pessoas com mobilidade reduzida.IMG_8318

«A fachada contempla uma plataforma em estrutura metálica para colocação de painéis informativos dos eventos a realizar, neste local que constitui um dos principais acessos à Vila de Alcoutim», acrescenta ainda a autarquia alcouteneja.

A envolvente do edifício foi também alvo de obras de reestruturação tendo sido criado «um pequeno parque de merendas e passeios, assim como a reformulação da dimensão e desenho da estrada de acesso de forma a contribuir para a requalificação do aglomerado urbano».

Para a inauguração está agendada a apresentação de uma peça de teatro pelo Teatro Experimental de Alcoutim às 21h00, seguindo-se um momento musical com Pedro Mestre, que se inicia às 22h15.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Gonçalves, «o equipamento irá colmatar uma lacuna existente na sede de concelho a nível de espaços com capacidade e condições para a realização de eventos diversos».

Comentários

pub