Empark disposta a negociar descontos de estacionamento com comércio de Portimão

A Empark, empresa responsável pelo parque de estacionamento subterrâneo da Alameda, junto à Rua do Comércio, em Portimão, está disposta […]

balcao unico_estacionamento_2A Empark, empresa responsável pelo parque de estacionamento subterrâneo da Alameda, junto à Rua do Comércio, em Portimão, está disposta em negociar descontos especiais para os clientes das lojas do comércio tradicional desta zona do centro da cidade.

A garantia foi dada esta sexta-feira ao Sul Informação por António Cidade de Moura, administrador da Empark, após a cerimónia de assinatura do protocolo entre a Câmara de Portimão e a empresa, para instituir um benefício, aos utentes do Balcão Único (BU) Municipal, de uma redução de 50% no pagamento do valor da 1ª hora de estacionamento no parque da Alameda.

Aquele responsável recordou que já houve um protocolo entre a Empark e uma associação de comerciantes para garantir descontos aos clientes das lojas, mas «neste momento não há, apenas por desinteresse dos comerciantes». «Pela nossa parte, estamos sempre disponíveis para isso», garantiu.

Cidade de Moura acrescentou que, «se houver uma política de mobilidade e de atração de pessoas ao centro da cidade, o negócio acaba por ser bom para o comerciante e para a Empark».

O administrador, cuja empresa já trabalha com a cidade de Portimão «há 20 anos», sublinhou que o protocolo com a Câmara, que oferece aos utentes do BU a primeira hora de estacionamento, contribui para «melhorar a atratividade deste centro urbano, que não tem tido uma história muito feliz nestes últimos anos. O que é preciso é voltar a chamar pessoas ao centro».

balcao unico_estacionamento_4Por seu lado, a presidente da Câmara Isilda Gomes sublinhou que «hoje estamos a dar mais um passo para tentar devolver a atratividade a esta zona de Portimão».

A autarca salientou que a recente abertura do Balcão Único na rua do Comércio, centralizando serviços municipais e não só, «facilita a vida aos portimonenses em termos de comodidade, mas também em termos económicos. Quisemos centralizar e concentrar aqui toda a prestação de serviços, mas assegurando que isso também muda o paradigma da rua do Comércio, que tem de se assumir como um centro comercial a céu aberto».

«Sabemos que o estacionamento é determinante. Mas se as pessoas que vêm ao Balcão Único tratar dos seus assuntos tiverem a sua segunda meia hora de estacionamento gratuita, como vai acontecer com este protocolo, podem depois dedicá-la a fazer compras, a tomar um café ou a passear pela rua do Comércio», disse ainda Isilda Gomes.

O Balcão Único Municipal, que já acolhe serviços de pagamento da EMARP, bem como parte do atendimento da Câmara Municipal, por exemplo no que diz respeito a taxas e licenças, e ainda o Balcão Único Empresarial (BUE) da AHRESP, vai agora passar a albergar, ainda no decorrer do presente mês, os serviços do Espaço do Cidadão, da responsabilidade da Agência de Modernização Administrativa. Este Espaço do Cidadão permitirá aos utentes aceder ao Portal do Cidadão e pedir, por exemplo, a alteração de morada do Cartão de Cidadão, obter certidões de registo civil, predial e comercial, entre outros serviços.

Balcão Único MunicipalO Sul Informação sabe ainda que também em breve serão instalados no BU parte dos serviços do Departamento Técnico de Obras da autarquia, nomeadamente a entrega de projetos, no âmbito da mudança que esse departamento vai começar a fazer na próxima terça-feira para as antigas instalações da Urbis, no Parque de Feiras e Exposições de Portimão.

«O objetivo é concentrar aqui no Balcão Único tudo o que é atendimento ao público, de modo a tirar esses serviços das outras instalações municipais e libertá-las para outros fins», revelou uma fonte da autarquia ao nosso jornal.

A saída do Departamento de Obras das suas atuais instalações arrendadas na Encosta da Marina e sua mudança para um edifício municipal no Parque de Feiras vai permitir à Câmara de Portimão poupar 25 mil euros por mês, ou seja, 300 mil euros por ano.

Por seu lado, o arrendamento do edifício na rua do Comércio onde funciona o Balcão Único custa à Câmara 3 mil euros por mês. Mas, acrescentou a mesma fonte, «só é possível ao Departamento de Obras mudar grande parte dos seus serviços para as antigas instalações da Urbis, e assim poupar 300 mil euros por ano ao Município, porque parte desses serviços virão para o Balcão Único».

Entretanto, o desconto de 50% no pagamento do valor da 1ª hora de estacionamento no parque da Alameda já se encontra em vigor. Isso permitirá, a quem tenha permanecido no parque por um período igual ou superior a uma hora e que, comprovadamente, se tenha deslocado à Loja do Balcão Único, beneficiar da redução de pagamento.

 

Comentários

pub