Dia Internacional dos Museus começa com música clássica e termina com aniversário em Loulé

O Quarteto de Sopros da Orquestra Clássica do Sul abre a Noite dos Museus, no Castelo de Loulé, onde funciona […]

museu de louléO Quarteto de Sopros da Orquestra Clássica do Sul abre a Noite dos Museus, no Castelo de Loulé, onde funciona o Museu Municipal da cidade, com um concerto que terá início às 18h00 de sábado, 16 de Maio.

Esta iniciativa integra-se no programa DiVaM  de Dinamização e Valorização dos Monumentos, desenvolvido pela Direção Regional de Cultura, que tem como principal objetivo continuar a implementar uma dinâmica cultural nos monumentos afetos à DRCAlg e aproximar as comunidades ao seu património.

Entre as 21h00 e as 23h00, estão previstas visitas orientadas à exposição permanente de Arqueologia e à exposição “Lacunas” de Ricardo Jorge, patente ao público no Museu Municipal e no Pólo Museológico dos Frutos Secos.

Às 21h30, decorre a entrega dos prémios o concurso “O Museu faz anos” e, às 22h00, Pedro Branco e convidados (percussão) dão um concerto. A Noite dos Museus encerra com um workshop de Dança Oriental, por Telma da Silva, às 23h00.

Mas as comemorações do Dia Internacional dos Museus, que se assinala em todo o mundo a 18 de Maio, continuam no Museu Municipal de Loulé nesse mesmo dia, segunda-feira. Os Serviços Educativos do Museu promovem as oficinas “Da matéria à arte… reciclando materiais a partir das coleções” que têm como público-alvo os alunos do pré-escolar e seniores.

Partindo das coleções para olhar o território e os materiais endógenos, será lançado o desafio ao público para, através da arte, chegar à sustentabilidade. As inscrições para esta atividade podem ser feita através do telefone 289 400 611 ou [email protected]

No dia em que o Museu Municipal de Loulé assinala 20 anos de existência, a 25 de maio, realiza-se a atividade “Os Mouros também jogavam”, dirigida aos alunos do 4º ano do 1º Ciclo, a partir das 10h00.

Castelo de LouléAtravés de artefactos recolhidos nas escavações arqueológicas, os alunos irão conhecer o quotidiano da população que viveu neste território antes da conquista. Irão ainda aprender a jogar o jogo ric-rac, também conhecido por jogo do moinho, muito popular na época islâmica.

A partir das 18h00, no espaço do Museu, decorre um seminário integrado no Algarve Design Meeting. A sessão de abertura estará a cargo do presidente da Câmara Vítor Aleixo. António Lacerda, docente da Universidade do Algarve e responsável pela organização do Algarve Design Meeting, fará uma apresentação, seguindo-se a apresentação da revista “Raízes” do Museu Municipal, por Dália Paulo, chefe de Divisão de Cultura e Património da Câmara Municipal de Loulé, e ainda a apresentação da nova Identidade Visual para o Museu.

As comemorações encerram com a inauguração da Exposição dos trabalhos dos alunos do curso de Design da Universidade do Algarve, agendada para as 19h00.

“Museus para uma sociedade sustentável” é o mote para as celebrações do Dia Internacional dos Museus (18 de maio), lançado este ano pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus. O concelho de Loulé associa-se mais uma vez a esta efeméride, com um programa de atividades subordinado ao tema “Museu: lugar de diálogos que usa as coleções para inspirar as pessoas” e que integra a Noite Internacional dos Museus (16 de maio) e as comemorações do 20º aniversário do Museu Municipal de Loulé (25 de maio).

Comentários

pub