D. Sebastião volta a fazer visita régia a Alcantarilha

D. Sebastião vai regressar das brumas onde se perdeu em Alcácer-Quibir e fazer uma nova «visita régia» a Alcantarilha, entre […]

D.-Sebastião-001D. Sebastião vai regressar das brumas onde se perdeu em Alcácer-Quibir e fazer uma nova «visita régia» a Alcantarilha, entre 15 e 17 de Maio. Trata-se de uma recriação histórica que «pretende relembrar este importante marco da história» daquela localidade do concelho de Silves, reconstituindo «o ambiente socioeconómico e de animação que se vivia na época da visita (1573)».

A «Visita Régia de D. Sebastião» é uma iniciativa promovida pela Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra e conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves.

Dos três dias de festejos, os pontos altos serão a procissão de S. Sebastião (dia 15, às 20h00), os jogos quinhentistas, as recriações históricas, teatros, danças e um Banquete Real (dia 16, às 20h00) onde El-Rei D. Sebastião estará presente.

Tudo isto para recordar aquele dia 28 de janeiro de 1573, quando D. Sebastião visitou a então aldeia de Alcantarilha, durante a viagem que o monarca empreendeu ao Alentejo e ao Algarve.

O Rei, que em 1571 tinha ordenado a conclusão das muralhas de Alcantarilha – obras iniciadas, segundo se crê, no reinado de D. João III -, visitou a localidade para ver a obra já feita.

«Tratou-se de uma visita curta, mas de grande significado para a população: afinal, era o Rei que visitava Alcantarilha», salienta a organização.

Segundo os registos existentes, ainda fora da aldeia, D. Sebastião foi recebido pelo juiz, juntamente com alguns cavaleiros de lanças, adargas e uma expressiva bandeira de Ordenanças de 250 soldados.

Disse o cronista, sobre as donzelas de Alcantarilha: «Moças bem-parecidas e não tão feias como as de Lagos»

A rua principal, repleta de gente, saudou el-rei e, nas janelas, estavam algumas moças bem-parecidas, como reparou o cronista que não se entibiou em elogiá-las pela sua beleza. «Moças bem-parecidas e não tão feias como as de Lagos», terá referido.

Sobre um «acontecimento que ficou na memória e no orgulho do povo (até aos nossos dias)», é natural que tenham surgido muitas histórias à volta da presença do jovem monarca na povoação.

Segundo a lenda, D. Sebastião esteve em Alcantarilha por três vezes e, nesta que o seu cronista refere, teria mesmo pernoitado nos arredores da povoação, na zona do Rogel, onde a sua comitiva montara o acampamento, tendo o rei dormido nos aposentos da Quinta das Cruzes.

Nas antigas terras do Rogel surgiria, mais tarde, a ermida de S. Sebastião, onde segundo se crê o jovem monarca rezou.

Tudo histórias quase lendárias que o evento «Visita Régia de D. Sebastião» irá recordar.

Veja aqui o cartaz:

Visita régia

Comentários

pub