Concerto de Michael Nyman marca 10º aniversário do Teatro das Figuras

O concerto de Michael Nyman, compositor minimalista, pianista e musicólogo britânico, mundialmente conhecido pelas bandas sonoras originais de filmes como […]

Michael Nymam - foto de Fernando Aceves
Michael Nymam – foto de Fernando Aceves

O concerto de Michael Nyman, compositor minimalista, pianista e musicólogo britânico, mundialmente conhecido pelas bandas sonoras originais de filmes como “O Piano”, é o ponto alto da Gala das Figuras, marcada para dia 30 de Junho, e que vai assinalar os 10 anos do Teatro das Figuras, em Faro.

Mas, até lá, esta sala de espetáculos tem muito para oferecer. Na primeira quinta-feira do mês, dia 4, às 18h30, o Ciclo Música D’Hoje regressa à capital algarvia.

A marimba vai ficar a cargo de Vasco Ramalho sendo o programa do concerto constituído por obras originais com recurso a eletrónica, assim como obras escritas para marimba de compositores do século XX.

No dia 5 de junho, às 21h30, a Orquestra Clássica do Sul e a Companhia de Dança do Algarve dão as mãos para a realização do espetáculo Matrioska, que parte da ideia de sobreposição sugerida pela boneca com o mesmo nome, símbolo da Rússia.

Como sugere a sinopse do espetáculo, “no espaço de uma galeria, os vários “Quadros de uma Exposição” apresentam-se como diferentes camadas, em que o real e o imaginado se fundem num conjunto de imagens e situações provenientes dos contos populares russos”.

Ala dos Namorados
Ala dos Namorados

A Ala dos Namorados vai presentear o público com a voz de Nuno Guerreiro, cantando temas conhecidos dos portugueses como Caçador de Sóis, Loucos de Lisboa ou A História do Zé Passarinho. Irão trazer a Faro a Tour Felicidade e prometem apresentar um espetáculo de arrepiar no dia 6 de junho, às 21h30.

O célebre humorista António Raminhos traz a Faro As Marias que, “não é stand up comedy…não é um monólogo… é terapia… “. Raminhos irá levar o público numa viagem pelos dramas e peripécias da infância, adolescência, casamento e paternidade, da forma muito própria a que já nos familiarizou. A noite de 12 de junho vai garantir muitas gargalhadas devido à visão caricata de António Raminhos acerca da vida e das suas filhas, As Marias.

No dia 13 de junho às 16h00, o Teatro das Figuras dará lugar a uma leitura encenada com crianças, intitulada Uma Cadeira na Montanha. Integra, portanto, a realização de uma oficina-atelier dirigido a crianças entre os 8 e os 12 anos de idade, e resulta numa apresentação final aberta à comunidade.

Final ano CDADe volta à dança, o encerramento do ano letivo da Escola da Companhia de Dança do Algarve remete para um espetáculo de dança no dia 20 de junho, às 21h00, no Teatro das Figuras.

Sete dias depois, a 27 de junho, a dança regressa ao palco principal, com a Gala da Academia de Dança do Algarve.

No dia 30 de junho, iniciam-se as comemorações do 10º aniversário do Teatro das Figuras e prolongam-se até dia 1 de julho. São muitas as surpresas que estão preparadas para estes dias – muita vida, música, teatro e animação. A principal, como já se disse, é o concerto de Michael Nyman.

Toda a programação para o mês de junho, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas on-line, está disponível no sítio da internet www.teatrodasfiguras.pt e é regularmente disponibilizada nas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube.

Comentários

pub