Castores do Arade alcançam pódios no Nacional de Canoagem de Mar

Dois atletas do Kayak Clube Castores do Arade (KCCA), de Lagoa, alcançaram o pódio na 2ª etapa do Campeonato Nacional […]

Pódio SS2 Misto_AnaBebiano_NunoSilvaDois atletas do Kayak Clube Castores do Arade (KCCA), de Lagoa, alcançaram o pódio na 2ª etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar, disputada este sábado, 30 de Maio, em Setúbal.

Belén Acuña venceu na categoria SS-1 – surfski monolugar – Veterana A, assumindo a liderança do ranking nacional. A atual vice-campeã nacional terminou a prova com 1:30:21,39.

A dupla Nuno Silva e Ana Bebiano, por seu lado, foi 2ª classificada em SS-2 Misto – surfski bilugar – estando também na luta pela disputa do título de campeões nacionais de 2015.

Muito perto dos lugares do pódio, na 4ª posição, terminou o atleta Wagner Santos, em SS-1 Veteranos A. Ainda em SS-1, mas na categoria Absoluto, Orlando Silva terminou na 7ª posição.

A prova, que estava incluída nos Jogos dos Sado e é já a 10ª edição do Troféu Cidade de Setúbal de Canoagem de Mar, apresentou um percurso de 16 quilómetros, com largada e chegada em frente ao Parque Urbano de Albarquel, com viragem na Pedra da Anicha, frente à praia do Portinho da Arrábida, em pleno Parque Natural da Arrábida.

Na classificação coletiva, o KCCA alcançou o 9º lugar entre 17 clubes que participaram na prova.

O Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2015 é constituído por seis regatas, que se disputam um pouco por todo o país, de Abril a Outubro.

A próxima etapa é no dia 13 de Junho em Peniche, passando depois por Esposende, em Agosto, e, no dia 12 de Setembro, a 5ª etapa do Nacional visita o concelho de Lagoa. Será um percurso de 14 quilómetros, da Praia Grande de Ferragudo para a praia da Senhora da Rocha, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Lagoa e do KCCA.

O Campeonato Nacional termina em Outubro no Funchal, na 2ª edição do Madeira Ocean Race.

A canoagem de mar, onde são utilizados surfskis, é uma especialidade da canoagem em franca expansão em Portugal e na Europa.

Depois de bater recordes de participação no hemisfério sul, com a realização de regatas na Austrália, África do Sul e Hawai, com cerca de 500 participantes, o surfski entrou em força na Europa, ganhando cada vez mais adeptos. A nível internacional, a canoagem de mar é conhecida por Ocean Racing.

Comentários

pub