Câmara de VRSA entrega prémio literário de 10 mil euros a ensaio histórico

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António entrega, no próximo dia 21 de maio, às 18h00, o «Prémio […]

Flyer_Entrega prémio nacional António Rosa MendesA Câmara Municipal de Vila Real de Santo António entrega, no próximo dia 21 de maio, às 18h00, o «Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes», no valor de 10 mil euros, com o objetivo de «promover, de forma contínua, a investigação e a literatura sobre história no nosso país».

Este concurso, lançado no âmbito da homenagem da autarquia de VRSA e da academia algarvia ao vila-realense António Rosa Mendes, falecido em 2013, destina-se a galardoar o melhor trabalho inédito na modalidade de ensaio histórico, com tema livre, mas circunscrito ao período da Idade Moderna.

Segundo a autarquia, «o prémio deste concurso nacional, de caráter bienal, no valor pecuniário de 10 mil euros, transforma-o num dos maiores do país, havendo a possibilidade de a obra vir a ser editada».

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Gomes, «este concurso honra o nome e a obra de Rosa Mendes e faz do município uma referência ao nível da cultura, da investigação histórica e da promoção do património».

Para efeitos de atribuição de prémio, o júri foi constituído por cinco personalidades convidadas pelo Município de Vila Real de Santo António.

Do painel de jurados fazem parte os seguintes elementos: Prof. Doutor Joaquim Romero de Magalhães (Universidade de Coimbra); Prof. Doutor Esteves Pereira (Universidade Nova de Lisboa); Prof. Doutor José Eduardo Horta Correia (Universidade do Algarve); Prof. Doutor Luís Filipe Oliveira (Universidade do Algarve); e Arq. José Carlos Barros (Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António).

Para homenagear António Rosa Mendes, a autarquia de VRSA irá também editar duas obras literárias sobre a vida e obra de António Rosa Mendes: uma primeira denominada «Subsídios para a Monografia de António Rosa Mendes» e uma segunda denominada «Biografia de António Rosa Mendes».

Comentários

pub