Bruno Boto mostra as suas fotografias de “NEW iORK” em Faro

A exposição “NEW iORK”, do fotógrafo Bruno Boto, abre no próximo domingo, dia 31 de Maio, às 18 horas na Casa Amarela, a […]

new iorkA exposição “NEW iORK”, do fotógrafo Bruno Boto, abre no próximo domingo, dia 31 de Maio, às 18 horas na Casa Amarela, a sede da associação Amarelarte, situada na rua Rua Brites de Almeida 41 (perto do largo Pé da Cruz), em Faro.

Das 18 às 19h00 vai haver happy hour, «para um final de tarde tipo iSPECTACULAR», salienta o fotógrafo.

«A exposição “NEW iORK” surge da necessidade de fechar o ciclo e partilhar com o mundo inteiro o que foi a viagem a Nova Iorque, acontecida no passado mês de Abril», explica Bruno Boto.

«Durante pouco mais de uma semana registei muita coisa, como qualquer bom turista faz, mas sem dúvida que a arquitetura daquela cidade é qualquer coisa de impressionante que, para além do famoso “melting pot”, é penso eu o grande atrativo da cidade».

O fotógrafo levou consigo uma câmara fotográfica analógica (Nikon FM), uma digital (Canon EOS 60D) e, claro, o telemóvel (iPhone 4). «No segundo dia, comprei dois rolos a preto e branco. Passados dois dias, mais quatro (todos de 36 fotografias cada). Fiz alguns vídeos e ainda me armei em cientista com experiências em fotografia 3D».

A seleção de fotografias e vídeos apresentada na exposição «mostra “pedaços” daquilo que trouxe de lá, uma cidade com muitas cidades e gentes dentro, que, quanto mais central é, mais me faz lembrar um parque de diversões, mas daqueles bons (se calhar daí o nome “Central Park”). Impressiona à primeira vista, os prédios altos e a quantidade de pessoas nas ruas, muito acessível, multicultural e simpática, mas incompatível com a vontade de manter os dólares no bolso. É cara! Mas entenda-se… aqui existe o verdadeiro culto do capitalismo e consumismo, e a Times Square é a catedral».

«Neste grande “parque” somos sempre recebidos por uma equipa “benetton” com o accent dos filmes da TV, que nos deixa a pensar quem são realmente os nova-iorquinos, e são, afinal, esta mistura composta por hispânicos, afro-americanos, chineses, indianos, italianos e de muitas outras partes do mundo, que se têm vindo a acomodar nesta cidade de apenas 8 milhões de habitantes», continua Bruno Boto.

O fotógrafo diz que a exposição «reflete isto mesmo, uma mistura de assuntos, origens, ideias, formas, contrastes, captada em diferentes técnicas, momentos e espaços, durante a minha passagem por NEW iORK».

 

Bruno Boto também dinamiza workshop de Pinhole para crianças

cartaz_workshopPara antecipar o Dia da Criança, Bruno Boto vai dinamizar uma oficina de fotografia – Pinhole – durante à tarde de domingo, a partir das 14h00. As inscrições terminam amanhã, sexta-feira.

Trata-se de uma atividade para quem tem miúdos (+ de 9 anos), ou ainda é miúdo, durante a parte da tarde, das 14 às 17h00. No workshop de fotografia Pinhole, o artista e os seus jovens alunos vão construir uma câmara fotográfica a partir de uma caixa reciclada, experimentá-la com papel sensível à luz e depois revelar a fotografia a preto e branco.

O valor associado à frequência do workshop é de 9 euros, sendo que todo o material a utilizar por cada criança estará incluído neste valor.

Para saber mais, clicar aqui ou enviar email para [email protected] ou pelo telefone 960 017 127. (inscrições até sexta-feira)

Comentários

pub