Bombeiros de Portimão testam dispositivo de resposta em acidente com gás natural

A Força Mínima de Intervenção do Corpo de Bombeiros de Portimão (CBP), sem aviso prévio, respondeu, no dia 28, às […]

Bombeiros_gás_simulacro_01A Força Mínima de Intervenção do Corpo de Bombeiros de Portimão (CBP), sem aviso prévio, respondeu, no dia 28, às 21 horas, como se de uma situação real de fuga de gás se tratasse, seguida de incêndio, na Unidade Autónoma de Regaseificação Gás Natural (UAG), de Portimão.

Numa parceria entre a Proteção Civil e Bombeiros de Portimão, com a Medigás, foi possível encenar um acidente envolvendo a libertação de Gás Natural Liquefeito (GNL), provocada pela fissuração da mangueira de enchimento, envolvendo ainda um ferido inconsciente, com necessidade de resgate na zona de sinistro.

Todo o cenário se repetiu na manhã de 29 de maio, pelas 10h30, altura em que o turno de serviço nos bombeiros já tinha sido rendido, proporcionado a mais uma Brigada de Intervenção um novo desafio.

Esta UAG completou em Maio os primeiros 10 anos e foi objeto de uma manutenção profunda.  As suas características incluem dois reservatórios criogénicos de 59 metros cúbicos de GNL, vaporização mista (atmosférica e permutador de calor em apoio), caudal 1500 nm3/h e consumo médio  de três cisternas de 27000 nm3 por semana.

O simulacro contou com a participação de mais de uma dezena de técnicos da Medigás, provenientes do Algarve e Alentejo, bem como um despacho em 1º alarme de cinco veículos e 16 operacionais do Corpo de Bombeiros de Portimão, e o acompanhamento do Comando e Serviço Municipal de Proteção Civil.

O exercício testou, além da cadeia de informação prevista no Plano de Emergência Interno (PEI) e os tempos de resposta da Medigás, a capacidade de intervenção do dispositivo de serviço dos Bombeiros numa operação de complexa com elevado risco.

O comando dos Bombeiros Voluntários de Portimão acrescenta que estes exercícios serão replicados em breve para abranger todo o efetivo do Corpo de Bombeiros.

Os exercícios surgem na sequência de um Seminário Técnico sobre intervenção em redes de gás, realizado no âmbito do mês da proteção civil em Portimão, no passado mês de março, com uma apresentação sobre o ciclo completo do gás natural desde o transporte – consumidor final com especial atenção aos procedimentos de segurança a adotar nos vários cenários previsíveis de acidentes e incidentes.

«Esta iniciativa enquadra-se no programa de treino operacional e avaliação contínua dos Bombeiros de Portimão, com vista a manter uma rotina de preparação para os vários tipos de ocorrência que podem suceder na área de atuação, assim como diagnosticar eventuais necessidades de melhoria e/ou alteração de procedimentos, com vista a atingir níveis de eficiência adequados às exigências atuais no contexto operacional», acrescenta o Comando.

Comentários

pub