Artes Visuais, Música e Land Art em Guadalupe, Loulé e Milreu

Artes visuais, Música e Land Art é a proposta tripla do Programa de Divulgação e Valorização dos Monumentos do Algarve […]

sim paulo serraArtes visuais, Música e Land Art é a proposta tripla do Programa de Divulgação e Valorização dos Monumentos do Algarve (DiVaM), promovido pela Direção Regional de Cultura, para o próximo fim de semana, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, no Castelo de Loulé e ainda nas Ruínas Romanas de Milreu.

Assim, no sábado, dia 16 de Maio, às 16 horas será inaugurada a exposição “Sim”, de Paulo Serra, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, perto da Raposeira (Vila do Bispo).

A obra que Paulo Serra expõe na Ermida de Guadalupe é constituída por 12 desenhos, 12 círculos de 82 centímetros de diâmetro.

Com recurso à colagem, o artista propõe efetuarmos uma leitura não linear, deixando ao espectador a tarefa de reatar, reconstruir os laços daquilo que é descontínuo, fragmentado.

“ Ver é poder ser desigual. É compreender o preceito e a vocação das coisas. É, então, um compromisso com a realidade.No meu trabalhar o que me interessa e preocupa sobremaneira é o indeterminado e o descontínuo, por ser aí que me situo e descodifico, só assim me é possível responder às exigências da arte que contenho. A arte e o artista e o público à luz de hoje traz-nos a todos uma sombra fértil e densa que assombra e amedontra”, disse Paulo Serra.

Trata-se de uma exposição integrada no ciclo “2 ou 3 x 7- Artes Visuais”, no âmbito do qual vários artistas são convidados a intervir de forma temporária no espaço da ermida e a se relacionarem com o espaço, quer no âmbito da montagem quer no da conceção da obra.

Os artistas irão fazer um mapeamento do espaço da ermida, podendo este ato de mapear ser cartográfico, etnográfico, antropológico, sociológico e ainda poético.

Este ciclo é uma organização conjunta da Direção Regional de Cultura do Algarve e a Tertúlia- Associação Sócio Cultural de Aljezur.

Castelo de LouléTambém no sábado, mas às 18 horas, o Castelo de Loulé nrecebe um concerto da Orquestra Clássica do Sul, que propõe uma vivência emocional e musical, de “Bons Momentos” nos monumentos emblemáticos do património histórico e arquitetónico do Algarve.

Este concerto que abre o ciclo irá incluir obras de Mozart, Parry e Krommer, interpretadas pelo quarteto de sopros da Orquestra Clássica do Sul.

Depois de Loulé, a música de câmara irá ainda entoar por outros monumentos: a Fortaleza de Sagres e a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, nos dias 31 de outubro e 5 de dezembro, respetivamente.

O programa do ciclo DiVaM ao Ar Livre continua no domingo, dia 17, com o “Dia Criativo em Milreu”, a decorrer nas Ruínas Romanas de Milreu, das 10h00 às 16h30.

Trata-se uma atividade realizada em parceria entre a Direção Regional de Cultura do Algarve a Associação Amarelarte, onde se propõe uma intervenção e exploração do sítio arqueológico pelos seus belíssimos mosaicos romanos, as técnicas de execução, os artistas e história da arte.

No Dia Criativo em Milreu, será possível explorar práticas criativas, desenho, fotografia e arte na natureza, reutilizando materiais naturais encontrados nas praias algarvias.

Para participar, em família, deverá fazer a sua inscrição gratuitas através do email [email protected].

Comentários

pub