Arquitetos de toda a Europa apresentam projetos para intervenção na Azenha do Mar

Odemira é um dos três municípios portugueses que participam na edição de 2015 do Europan, um concurso europeu de arquitetura, […]

azenha do marOdemira é um dos três municípios portugueses que participam na edição de 2015 do Europan, um concurso europeu de arquitetura, submetendo a criação de um projeto de intervenção de espaço público na aldeia piscatória de Azenha do Mar, no litoral da freguesia de S. Teotónio.

A entrega de propostas decorre até ao final de Junho, tendo a Azenha do Mar já sido escolhida por mais de 40 equipas de projetistas de toda a Europa.

O concurso, que acontece de dois em dois anos, é promovido pela Europan, uma federação europeia que se dedica às questões urbanas e arquitetónicas, na perspetiva do intercâmbio para jovens profissionais na Europa.

Na edição de 2015, o concurso Europan mobiliza 46 cidades europeias, envolvendo equipas de arquitetos e outros profissionais, com idades até aos 40 anos, proporcionando contactos internacionais e a realização de operações inovadoras e de qualidade.

A equipa vencedora de cada um dos locais participantes no concurso de ideias recebe o prémio no valor de 12.000 euros e a segunda classificada o prémio de 6.000 euros.

O tema do Europan 13 é “A cidade adaptável”, sendo que o Município de Odemira inscreveu a intervenção na Azenha do Mar no subtema “Como Criar Dinâmicas Positivas a partir de uma Situação Difícil?”, a par de dez locais na Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Holanda e Noruega.

A Azenha do Mar é um aglomerado urbano piscatório, com 130 habitantes, cujo desafio consiste em adaptá-lo às dinâmicas de uma sociedade contemporânea alicerçada na génese e identidade do lugar.

Para a intervenção na Azenha do Mar, o Município de Odemira procura complementaridades urbanas articuladas com a paisagem natural e com as atividades rurais (agricultura e pesca), através da valorização dos recursos locais, nomeadamente dos produtos do mar (peixe, marisco, algas), dos produtos hortícolas (para subsistência), dos recursos energéticos (sol, vento, marés) e dos recursos paisagísticos (percursos e biodiversidade), de forma a promover a flexibilidade dos espaços e a diversificação das atividades económicas, culturais e sociais.

O Município do Barreiro participa no subtema “Como Integrar Sítios ‘Vagos’ no Desenvolvimento Urbano?”, enquanto Santo Tirso integra a lista dos locais com o tema “Como Usar Novos Inputs para Mudar o Espaço Urbano?”. Há ainda um quarto subtema, “Como Transformar Obstáculos Físicos em Novas Ligações?”

Entre Julho e Setembro, decorrerá a fase de pré-seleção das propostas pelos júris nacionais, sendo em Outubro a análise comparativa europeia das ideias dos projetos pré-selecionados e em Novembro a seleção final das propostas pelos júris nacionais. Os resultados serão anunciados no dia 4 de Dezembro.

http://www.europanportugal.pt

Comentários

pub