Aposta de 4,5 milhões de Loulé na área social encerra com novo Lar de Idosos em Tôr

A nova Estrutura Residencial para Idosos «Lar Ribeira da Tôr», no interior do concelho de Loulé foi oficialmente inaugurada na […]

Inauguração da Estrutura Residencial de Idosos Lar Ribeira da Tôr - C.M.Loule - Mira (1)A nova Estrutura Residencial para Idosos «Lar Ribeira da Tôr», no interior do concelho de Loulé foi oficialmente inaugurada na passada quinta-feira.

Com a entrada em funcionamento deste equipamento, e depois de um investimento global que ascendeu aos 4,5 milhões de euros, a Câmara de Loulé concluiu o seu mais recente ciclo de aposta em novas construções sociais.

O novo Lar de Idosos da Tôr tem uma capacidade para acolher 71 utentes, distribuídos por 12 quartos simples, 19 duplos e 7 triplos. A abertura desta infraestrutura também vai proporcionar apoio domiciliário a mais 40 utentes, «assegurando a permanência dos idosos na sua residência, com o devido apoio técnico e institucional», segundo a Câmara de Loulé.

Além de dar uma maior resposta, ao nível social, o equipamento também irá contribuir para a economia local, já que vai criar 35 novos postos de trabalho, «numa freguesia marcada pela desertificação e envelhecimento da população».

Para colocar de pé o novo Lar, foram investidos cerca de 2,3 milhões de euros. Perto de 1,5 milhões de euros foram garantidos pela Segurança Social e fundos comunitários, ao abrigo do POPH – Programa Operacional do Potencial Humano. A Câmara de Loulé entrou com 606 mil euros, a antiga Junta de Freguesia da Tôr contribuiu com 46 mil euros e Associação Social e Cultural da Tôr com 185 mil euros).

Inauguração da Estrutura Residencial de Idosos Lar Ribeira da Tôr - C.M.Loule - Mira (4)«Este será um equipamento social de excelência para a prestação de apoio social, de cuidados de saúde e para o desenvolvimento de atividades adequadas à promoção da qualidade de vida dos idosos, preservando e fortalecendo os laços familiares. Aqui os idosos têm a oportunidade de residir num local privilegiado, junto da natureza. Daremos primazia ao trabalho de qualidade que desenvolvemos junto de cada um deles, tranquilizando os familiares e garantindo que aqui serão tão bem tratados como em suas casas», segundo Jorge Renda, presidente da Associação Social e Cultural da Tôr, que vai gerir o espaço.

«Com esta estrutura residencial fecha-se um ciclo que procurou colmatar as carências ao nível dos equipamentos sociais, seja na criação de Lares de Idosos, de Centros de Dia e de Centros de Acolhimento, seja de outras medidas de apoio temporário ou permanente às IPSS sedeadas no município», salientou, na cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara de Loulé Vítor Aleixo.

Além do investimento de 4,5 milhões feito em «numerosos equipamentos sociais construídos no território louletano, praticamente em todas as freguesias», o edil salientou os resultados do programa «Loulé Solidário».

«Este programa tem constituído uma singularidade da nossa ação política que bem evidencia o quão problemáticas são as desigualdades sociais no nosso Concelho e o quanto precisamos de pôr em marcha uma política pública de solidariedade ativa, como de há muito não havia memória», frisou Vítor Aleixo.

Comentários

pub