Amarelarte lança Escolinha de Circo para crianças de Faro

A Escolinha de Circo para tod@s, organizada pela associação Amarelarte, vai decorrer pela primeira vez em Faro, durante as três […]

escolinha de circoA Escolinha de Circo para tod@s, organizada pela associação Amarelarte, vai decorrer pela primeira vez em Faro, durante as três primeiras semanas das férias de Verão.

Serão três semanas de programa artístico e circense, durante as quais as crianças e jovens com mais de 6 anos têm a oportunidade a aprender várias técnicas diferentes, como o malabarismo, a acrobacia, palhaço, dança e ritmo, que formarão a base para criação de um espetáculo final com cenários e figurinos criados pelas crianças, de modo a criar um projeto artístico que englobe várias disciplinas artísticas e que será apresentado ao público.

Nicole Lissy, dirigente da Amarelarte, tinha já falado deste projeto ao Sul Informação. Há duas semanas, em entrevista ao nosso jornal e à RUA FM, tinha admitido: «eu própria nunca aprendi nenhuma arte circense, mas estou interessado. Pensei que seria muito giro haver uma escola de circo para as crianças de Faro»

E o que que vão aprender as crianças nesta escola de circo? Nicole explicou que a ideia é criar um programa para três semanas, durante as quais as crianças «estivessem connosco o dia todo, tendo oportunidade para aprender várias técnicas diferentes, como malabarismo, monociclo, palhaço».

nicole lissy_1Assim, a primeira semana será de aprendizagem das técnicas e treino (malabarismo, palhaço, acrobacia, expressão corporal, dança, música e ritmo, direitos da criança). Na segunda semana, revelou «juntamo-nos com as técnicas aprendidas, vamos criar uma ideia, vamos criar um tema, uma mensagem ou uma história que as crianças queiram passar para fora, queiram inventar ou trabalhar. Acrescentamos a criação de cenários, figurinos, de modo a criar um projeto artístico que englobe todas estas disciplinas, para, na terceira semana, ensaiarmos um espetáculo que será depois apresentado ao público».

A Escolinha de Circo para tod@s vai funcionar entre 15 de Junho e 3 de Julho, com os espetáculos finais já marcados para os dias 4 e 5 de Julho. Funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00.

Nicole Lissy avisou ainda que «este ano é um projeto piloto, vai começar pequeno, mas acredito que tenha capacidade de crescer».

A inscrição custa 70 euros por semana e deve ser feita através do email [email protected] ou do telefone 960 017 127.

Comentários

pub