Algar comemora 20 anos inaugurando escultura na Rotunda de São João da Venda

A peça «Urbieco», do artista plástico Júlio Antão, foi inaugurada esta quarta-feira, no âmbito das comemorações dos 20 anos da […]

Escultura AlgarA peça «Urbieco», do artista plástico Júlio Antão, foi inaugurada esta quarta-feira, no âmbito das comemorações dos 20 anos da empresa Algar SA, com a presença de Alexandra Gonçalves, diretora regional de Cultura do Algarve.

A escultura está instalada na rotunda de acesso à sede da empresa, localizada em Barros de São João da Venda, nas imediações do Parque das Cidades.

Esta peça resulta do concurso de arte pública «Eco-Rotunda», dirigido a todos os artistas plásticos da região do Algarve.

O desafio consistiu em criar uma escultura, elaborada a partir da reutilização de resíduos sólidos urbanos não perigosos, inspirada na atividade da Algar, nomeadamente na “Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos”, função que a empresa desempenha há 20 anos, contribuindo para um Algarve amigo do Ambiente. A iniciativa pretendeu, segundo a empresa, «alertar consciências e incentivar a reflexão para o tema da gestão dos resíduos».

escultura algar«O conceito desta criação advém da globalidade, cada vez mais cosmopolita, onde a sociedade de consumo produz enormes quantidades de resíduos. Sendo do conhecimento geral que grande parte ainda continua a ser indevidamente depositada nas lixeiras, por não haver uma consciencialização do problema. Aqui o cidadão é convidado a meditar sobre o quanto é importante encaminhar os resíduos para os locais adequados e assim contribuir para um planeta mais saudável», explica o artista

O vencedor do concurso foi Júlio Antão, que recebeu um prémio no valor de 3000  euros, enquanto  a artista plástica Teresa Paulino foi distinguida com uma Menção Honrosa pela apresentação da sua peça a concurso “A Maçã”.

Além da inauguração da peça de arte pública, a empresa fez a apresentação da “Brochura 20 Anos Algar”, que contempla a história da empresa e documenta todos os projetos emblemáticos.

O documento contém também testemunhos dos colaboradores mais antigos da Algar e imagens de todas as equipas que fazem parte da história da empresa.

«O sucesso da Algar deve-se ao empenho dos seus colaboradores e à contínua aposta na busca de novas e melhores soluções para a valorização e tratamento dos resíduos, com vista a melhorar a qualidade de vida na região do Algarve», salienta a empresa em nota de imprensa.

Comentários

pub