Vídeo e Fotos: Mãe Soberana voltou à sua Ermida em Loulé

A Mãe Soberana voltou à sua Ermida, este domingo. Milhares de pessoas afluíram a Loulé para participar na chamada Festa […]

A Mãe Soberana voltou à sua Ermida, este domingo. Milhares de pessoas afluíram a Loulé para participar na chamada Festa Grande em honra de Nossa Senhora da Piedade, considerada a maior manifestação religiosa do Sul do país.

A Festa Grande da Mãe Soberana acontece sempre duas semanas depois da Páscoa e é o momento alto das festividades. O ritual começa no Domingo de Páscoa, com a descida do (pesado) andor da Santa, do santuário onde repousa durante quase todo o ano, para a Igreja de São Francisco, no centro de Loulé, naquela que é designada a Festa Pequena da Mãe Soberana.

Depois de ali ficar quinze dias, volta à Ermida, numa procissão rodeada de grande fervor religioso, onde os Homens do Andor têm de subir a íngreme ladeira que dá acesso ao santuário, enquadrados por uma procissão que junta milhares de pessoas, de braço dado, acompanhada por marchas, tocadas pelas filarmónicas louletanas.

Os fiéis incentivam os homens a quem cabe a difícil tarefa de levar a imagem da Santa de volta à sua ermida com gritos de «Viva a Mãe Soberana».

Comentários

pub