Universidade do Algarve decreta luto académico pela morte de Manoel de Oliveira

A Universidade do Algarve decretou três dias de luto académico pelo falecimento do seu Doutor Honoris Causa Manoel de Oliveira, […]

manoel_de_oliveiraA Universidade do Algarve decretou três dias de luto académico pelo falecimento do seu Doutor Honoris Causa Manoel de Oliveira, o cineasta de 106 anos que morreu esta quinta-feira, 2 de Abril.

Em nota à comunicação social, o reitor da UAlg, em nome de toda a comunidade académica, manifesta «publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento do Cineasta Manoel de Oliveira» e endereça «à família e aos amigos as mais sinceras e sentidas condolências».

A instituição solidariza-se com este momento de tristeza, decretando três dias de luto académico.

Manoel de Oliveira recebeu a 15 de janeiro de 2008, ano em que completou 100 anos de idade, o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Algarve.

Na cerimónia, Manoel de Oliveira referiu estar «extremamente grato e honrado pelos elogios à sua obra cinematográfica e pelo grau académico dado pela Universidade do Algarve», afirmando sentir-se «um pequeno português num enorme país que é Portugal».

Inspirando-se na frase de Agustina Bessa-Luís («A alma é um vício») dita por Francisca, personagem do filme homónimo de 1981, Manoel de Oliveira questionou, nessa intervenção: «O meu cinema não será o vício da minha alma?». «Se o foi, foi vício que alimenta a Vida. Para sempre», conclui a nota da Universidade do Algarve».

Comentários

pub