Universidade do Algarve com os melhores resultados a nível nacional na área da medicina

A Universidade do Algarve registou os melhores resultados a nível nacional da área da Medicina, na edição 2015 do U-Multirank, […]

Universidade do Algarve_reitoria_lowA Universidade do Algarve registou os melhores resultados a nível nacional da área da Medicina, na edição 2015 do U-Multirank, com a obtenção de nota máxima (categoria A – Muito Bom) em sete categorias. No seu conjunto, as escolas de Medicina de Portugal conseguem um total de 21 notas máximas.

No estudo agora divulgado participaram mais de 1200 instituições de ensino superior de 83 países, 24 delas portuguesas. A análise incidiu sobre as instituições na sua globalidade e sobre três áreas específicas: Ciências Computacionais, Medicina e Psicologia.

Em termos globais, a Universidade do Algarve obteve nota máxima nas seguintes categorias: Número de Post-doc; Número de Spin-Offs; Mobilidade internacional de estudantes; Publicações em coautoria internacional; Receitas com origem em fontes regionais.

No conjunto das três áreas específicas registam-se mais 17 notas máximas: sete em Medicina, seis em Ciências Computacionais e quatro em Psicologia.

Na área da Medicina, em: Formas inovadoras de avaliação; Rácio Aluno/Docente; Número de Post-doc; Publicações interdisciplinares; Publicações em coautoria com a indústria; Publicações em coautoria internacional; Doutoramentos internacionais.

Na área das Ciências Computacionais, em: Docentes com doutoramento; Rácio Aluno/Docente; Citação das publicações; Publicações mais citadas; Publicações em coautoria internacional; Receitas com origem em fontes privadas.

Já na área da Psicologia, em: Rácio Aluno/Docente; Número de Post-doc; Produtividade dos doutorados; Publicações em coautoria internacional.

O U-Multirank, através de uma análise comparativa das instituições, classifica os indicadores em 5 categorias, de A – Muito Bom a E – Fraco. Com financiamento da União Europeia, distingue-se dos outros rankings pela sua abordagem multidimensional. Para além da investigação, é avaliado o desempenho nas dimensões ensino/aprendizagem, transferência do conhecimento, internacionalização e envolvimento regional.

Na área da Medicina, a UAlg tem disponíveis um Mestrado Integrado em Medicina, uma licenciatura e um mestrado em Ciências Biomédicas, e um mestrado em Oncobiologia – Mecanismos Moleculares do Cancro.

No que se refere à área da Psicologia, faz parte da oferta formativa da Academia algarvia uma licenciatura em Psicologia e mestrados em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação, e Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia.

Já na área das Ciências Computacionais, existe uma licenciatura e um mestrado em Engenharia Informática.

Comentários

pub