Tavira: Canto e piano este sábado no “Música nas Igrejas”

No âmbito do projeto “Música nas Igrejas” decorre, no dia 25 de abril, pelas 18h00, na Ermida de São Sebastião, […]

Brás da CostaNo âmbito do projeto “Música nas Igrejas” decorre, no dia 25 de abril, pelas 18h00, na Ermida de São Sebastião, em Tavira, o concerto de Manuel Brás da Costa (canto) e Luís Conceição (piano).

Manuel Brás da Costa, contratenor (alto), é graduado pelo Royal College of Music de Londres. Participou em festivais de música nacionais e internacionais, assim como em diferentes concursos de canto, tendo sido premiado internacionalmente.

Apresenta-se como solista, desde 1992, em Portugal, Inglaterra, Alemanha, França, Bélgica, Índia, Macau e no continente africano. Integra ensambles de câmara e reportório religioso. Ao longo da sua carreira, interpretou ainda vários papéis em óperas.

Colaborou na gravação de discos, nomeadamente, de música medieval e renascentista, assim como de música para órgão e canto.

Além da sua atividade como cantor, Manuel Brás da Costa é professor de canto, no Instituto Gregoriano de Lisboa e no Conservatório de Música de Santarém. É, ainda, diretor de voz e professor de canto em várias peças de teatro.

Luís Conceição nasceu em 1974. Iniciou os estudos musicais com cinco anos, no Conservatório Regional do Algarve, tendo concluído o Curso Geral de Piano. Licenciou-se em Ciências Musicais, na Universidade Nova de Lisboa, e, em Piano, na Universidade de Évora.

Trabalhou como pianista acompanhador, professor de piano e de história da música em diversos conservatórios nacionais.

Enquanto pianista e compositor apresentou-se em inúmeras salas nacionais e internacionais, a solo e em formações de câmara e orquestras.

Como compositor tem mais de 250 obras, desde 1993, parte delas gravadas em cinco cd’s de edição de autor. A sua linguagem é, essencialmente, de fusão, apresentando afinidades com a música étnica, erudita e jazz. Leciona, atualmente, na Academia de Música de Tavira e lidera vários projetos musicais, onde privilegia a interdisciplinariedade das artes, nomeadamente, uma relação simbiótica entre música, poesia e cinema.

Destes projetos destacam-se o “Trio Osmose”, “Entre nós e as palavras” e “Metrópolis”. Luís Conceição é, também, autor de obras pedagógicas para crianças no domínio do piano.

O “Música nas Igrejas” visa dinamizar o património edificado, bem como promover o gosto pela música. Os concertos ocorrem todos os sábados e destinam-se ao público em geral.

Comentários

pub