Silves recebe ciclo dedicado ao acordeão com concertos e masterclasses

O Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, recebe mais um ciclo +Cultura, nos dias 9, 16 e 23 de maio, agora […]

coracao acordeaO Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, recebe mais um ciclo +Cultura, nos dias 9, 16 e 23 de maio, agora dedicado aos novos caminhos do acordeão em Portugal (jazz, fusão, experimental/improvisação, world music).

O ciclo, intitulado “Coração Acordeão” (a partir de um poema de Alexandre O’Neill, de 1946), leva a Silves «os mais influentes, premiados e prestigiados acordeonistas portugueses», como João Frade (no dia 9, em dueto com o guitarrista/baixista brasileiro Munir Hossn), João Barradas (no dia 16, acompanhado de contrabaixo e bateria) e Celina da Piedade (no dia 23, em trio), enquadrando-se nas comemorações do Dia Mundial do Acordeão, assinalado a 6 de maio. Todos os espetáculos têm início às 21h30.

Os concertos têm como convidados especiais, nas primeiras partes, músicos sediados na região e ligados aos parceiros do ciclo, como João Filipe Guerreiro e Silvino Campos (9 de maio), Luís Gama e Fábio Guerreiro (16 de maio) e Rui Briceno e Sérgio Conceição (23 de maio).

Os ingressos para cada concerto custam 5 euros, havendo um bilhete de conjunto, para os três concertos, a um preço promocional de 10 euros.

Além dos concertos, os músicos João Frade, João Barradas e Celina da Piedade vão dar masterclasses, dirigidas a alunos de acordeão, durante o dia dos seus espetáculos, dando a conhecer os seus percursos, abordagens e estilos artísticos.

As masterclasses custam 30 euros e requerem inscrição prévia, uma vez que têm número limitado de participantes.

Este ciclo é uma coprodução entre o Município de Silves, a Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve e a Casa do Povo de S. Bartolomeu de Messines (Escola de Acordeão).

A iniciativa pretende também, segundo o Município, «dar a conhecer o trabalho e dinâmica que estas entidades têm desenvolvido dentro e fora da região em torno do estudo, valorização e promoção do acordeão e da formação de instrumentistas nessa área musical».

Comentários

pub