Silves promove concerto, palestra e encontro de Urban Sketchers para comemorar dia dos Monumentos

Visitas guiadas, atividades lúdicas e de expressão plástica, uma palestra, um concerto de música clássica e o Encontro Nacional dos […]

Sé de SilvesVisitas guiadas, atividades lúdicas e de expressão plástica, uma palestra, um concerto de música clássica e o Encontro Nacional dos Urban Sketchers Portugal são as atividades que integram as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, em Silves, de 13 a 19 de abril.

As ações são promovidas pela Câmara Municipal de Silves (CMS) e têm por base a temática “conhecer, explorar e partilhar”, lançada pela Direção Geral do Património Cultural em colaboração com o ICOMOS Portugal.

O primeiro dia de comemorações, 13 de abril, abre com a atividade “Viagem ao mundo dos monumentos” – visitas guiadas aos monumentos da cidade de Silves: Pelourinho, Portas da Cidade, Museu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS), Castelo de Silves, Sé Catedral, Ponte Velha.

Esta ação é dirigida aos alunos do 4º ano do primeiro ciclo do ensino básico, 2º e 3º ciclos e secundário dos Agrupamentos de Escolas do Concelho e repete-se nos dias 15 e 16 de abril.

O dia 17 de abril será Dia Aberto às escolas no MMAS e começará com a atividade lúdica e de expressão plástica “Explorar, conhecer e criar”, entre as 10h00 e as 12h00.

Dirigida a crianças a partir dos 5 anos de idade, a ação consiste numa visita de exploração do poço cisterna e da muralha da Almedina seguida de atividade de expressão plástica de recriação destes monumentos em diversos materiais (papel, barro, cartão).

Da parte da tarde, entre as 14h00 e as 15h00, as IPSS, escolas e ATL poderão participar na atividade lúdica e educativa “Era uma vez …no tempo do poço” hora do conto partilhado, onde será dado a conhecer o quotidiano dos habitantes da Xelb muçulmana e, simultaneamente, visitar e conhecer os locais mencionados na história.

Messines_02“Entre Colunas Torsas” é o nome da iniciativa que abrirá o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de abril, com uma visita à Igreja Matriz de SB Messines, pelo investigador Aurélio Cabrita, autor do mais recente livro sobre este monumento exemplar do Barroco Algarvio. A visita tem início às 10h00 e é dirigida ao público em geral.

Nesta manhã, haverá, também, visitas acompanhadas ao poço cisterna almóada, um dos cinco monumentos nacionais da cidade de Silves, pelas 10h00, 11h30, 14h00, 15h30 e 16h30.

João Vasco Reys irá apresentar através da palestra “O tempo das azenhas – azenhas e moinhos do rio Arade”, um estudo da sua autoria sobre esta temática, onde dará a conhecer os moinhos de água que laboraram ao longo de décadas no referido rio. A iniciativa tem início pelas 16h00, no MMAS, e dirige-se ao público em geral.

À noite, pelas 21h00, será hora para um concerto de música clássica pela Orquestra Clássica do Sul, onde serão interpretadas obras de Beethoven, Wagner e Haydn, num dos monumentos mais significativos do Gótico Algarvio: a Sé de Silves.

A programação fecha com o Encontro Nacional dos Urban Sketchers Portugal, nos dias 18 e 19 de abril. Dia 18 de abril será dedicado ao desenho de espaços históricos e monumentos da cidade de Silves, entre as 10h00 e as 18h00, e à noite, pelas 21h00, tem lugar no MMAS uma mesa redonda com o mote “Diário gráfico e desenho do quotidiano”.

urban sketchersNo dia seguinte, entre as 10h00 e as 13h00, terá lugar o desenho de espaços históricos e monumentos em SB Messines. Os Urban Sketchers são um coletivo de autores que desenham em diários gráficos as cidades onde vivem, os sítios por onde viajam. Encontram-se para desenhar de vez em quando e respeitam o manifesto.

Todas as atividades têm entrada livre.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), a 18 de abril de 1982, tendo como objetivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património cultural bem como dos esforços que a sua proteção, valorização e conservação requerem.

Os temas escolhidos anualmente pretendem promover uma ligação transversal a todas as realidades, quer estas sejam locais, regionais, nacionais ou internacionais.

Em Portugal, a Direção Geral do Património Cultural, em colaboração com o ICOMOS Portugal, promove em 2015 (ano em que o ICOMOS celebra 50 anos) o tema “Conhecer, Explorar, Partilhar”, e que se vem traduzir na organização de atividades que promovam a sensibilização dos cidadãos para a necessidade de conhecermos o património e a sua potencialidade enquanto recurso vital para um desenvolvimento harmonioso e reconhece-lo como um legado insubstituível.

Clique aqui para conhecer o programa detalhado das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Silves .

 

Comentários

pub