Semana Cultural de Alte anima aldeia de 24 de abril a 1 de maio

Alte recebe, de 24 de abril a 1 de maio, a XXI Semana Cultural, que vai animar a aldeia com […]

semana cultural de alteAlte recebe, de 24 de abril a 1 de maio, a XXI Semana Cultural, que vai animar a aldeia com exposições, poesia, desporto, artesanato, jogos tradicionais, produtos regionais, atividades para crianças, stand up comedy, gastronomia, fado ou dança.

Segundo a autarquia, a Semana Cultural visa «proporcionar um programa de diversificado de animação, mostrando toda a riqueza cultural de Alte», um local que já foi considerado como «uma das aldeias mais portuguesas de Portugal».

O programa arranca no dia 24, com destaque para mais um Serão na Aldeia e Música ao Vivo na Associação Cultural de Alte, a partir das 22h00.

O Passeio/Maratona BTT Alte, que assinala a 17ª edição, vai animar a manhã do dia 25 de abril. A prova contará com diversos níveis – Passeio Família, Clássico Passeio, Meia Maratona Lazer, Maratona Lazer e Taça do Algarve de Maratonas XCM (integrado nas comemorações de Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015).

No dia 26, às 10h00, realiza-se um Xadrez Humano, e ao longo do dia estão previstas diversas atividades para os mais novos, na Fonte Pequena. Às 21h00, no Salão da Casa do Povo, decorre o espetáculo de Stand Up Comedy com Serafim.

César Matoso, Fábio Rebordão e Jorge Fernando são os convidados da Noite de Fado, na Casa do Povo, dia 27 de abril, a partir das 21h00.

O Pólo Museológico de Alte é palco, no dia 28, pelas 21h00, de um Dueto Interdisciplinar, com Josué Nunes na guitarra clássica e projeção de composições visuais de Vinicius Almada.

O Grupo de Teatro Amador da Associação Cultural de Alte leva à cena no dia 29, pelas 21h00, na Casa do Povo, a peça “Triologia do Quotidiano Rural”.

A 30 de abril, o Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte comemora o 6º aniversário e irá levar a cabo atividades durante todo o dia para as crianças.

No encerramento da Semana Cultural de Alte, a 1 de maio, a aldeia recebe «uma das mais relevantes manifestações etnográficas do Algarve – o Casamento Tradicional com Boda e Feira e Festival de Folclore».

Durante estes dias também vão estar patentes ao público diversas exposições, como “Visão a Preto e Branco”, de Rui Palma, e “Vida e Obra de Francisco Xavier Cândido Guerreiro” (Pólo Museológico de Alte), Exposição de Tabuleiros de Xadrez Artesanais, feitos pelos altenses (Casa Memória d’ Alte), “A Arte que cresce das árvores” (Fonte Pequena e Largo José Cavaco Vieira) e pintura de mural na aldeia “Cravos”.

O programa completo da XXI Cultural de Alte encontra-se disponível no site da Câmara de Loulé.

Comentários

pub