Semana Coral traz a Lagoa o Coro Gregoriano de Lisboa

O Coro Gregoriano de Lisboa, o Grupo Coral dos “Loureiros” (Palmela), o Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Silvense (Silves), e […]

coro gregoriano de lisboaO Coro Gregoriano de Lisboa, o Grupo Coral dos “Loureiros” (Palmela), o Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Silvense (Silves), e o coro anfitrião, o Coral Ideias do Levante, são os participantes na 10ª edição da Semana Coral de Lagoa, com o primeiro concerto marcado para 17 de Maio.

Entretanto, no sábado, dia 16, às 17h00, será realizada uma sessão de apresentação da presente edição da Semana Coral, no Convento S. José, em Lagoa.

No domingo, dia 17, às 09h30, será realizado um Workshop de Técnica Vocal, na sede da associação Ideias do Levante, em Lagoa, orientado por Francisco Brazão.

Caberá depois ao Coro Gregoriano de Lisboa abrir o programa de concertos, atuando no domingo, dia 17, às 17h00, na Igreja Matriz de Estômbar.

Na quarta-feira, dia 20, o Coral Ideias do Levante irá realizar um ensaio aberto e um concerto no Centro Pastoral e Social de Ferragudo, às 21h30.

Coral Ideias do Levante
Coral Ideias do Levante

Finalmente, no sábado, dia 23, caberá ao Coral Ideias do Levante, ao Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Silvense e ao Grupo Coral dos Loureiros encerrar a XVII Semana Coral de Lagoa, no Auditório Municipal de Lagoa, às 17h00. O culminar do espetáculo decorrerá com a interpretação, em conjunto, dos três coros.

A Semana Coral de Lagoa é, segundo José Carlos Bago d’Uva (mentor do projeto inicial), «um encontro aberto à partilha de vivências musicais e de inesquecíveis momentos de convívio, é a ocasião anual em que o Concelho de Lagoa faz soar “a 4 vozes” o (en)/canto da polifonia vocal, por terras “do Levante”».

Para José Carlos, esta data representa já «um marco no circuito de eventos corais do nosso país, do qual se orgulha ter contribuído para a sua génese. Muitos foram os que já deixaram “depositadas” as suas vozes na mítica cisterna do Convento de S. José (nas primeiras edições…) e também os que contribuem para enaltecer o auditório da cidade, dando a escutar as suas emoções através do repertório coral que trabalham com dedicação e entusiasmo».

Todos os concertos, são recomendados para maiores de 6 anos, limitados à lotação existente e são de entrada gratuita. A Semana Coral é promovida pela Associação Ideias do Levante e pela Câmara de Lagoa.

Comentários

pub