OrBlua apresentam «Retratos Cinéticos» em Tavira

Depois do Teatro das Figuras, em Faro, e Teatro São Luiz, em Lisboa, cabe agora a Tavira receber “Retratos Cinéticos” […]

OrBlua_JorgeJubilot p03_smallDepois do Teatro das Figuras, em Faro, e Teatro São Luiz, em Lisboa, cabe agora a Tavira
receber “Retratos Cinéticos” dos OrBlua na 3ª Mostra da Primavera, dia 24 de Abril, às 21h30 no
Jardim do Coreto.

A banda algarvia utiliza cerca de 20 instrumentos em palco, desde os mais antigos, aos étnicos e
contemporâneos. Um concerto onde se cruza o tradicional, o contemporâneo e o experimentalismo.

Os Orblua, constituídos por Carlos Norton, Nuno Murta e Inês Graça, caracterizam-se pela originalidade das composições que têm uma sonoridade lusa que cheira a Algarve, a mar, a serra, a Mediterrâneo, a Europa, a mundo, que recolhe cores, histórias, memórias, paisagens e sonhos.

O nome do disco «Retratos Cinéticos» tem um duplo sentido: simultaneamente invoca o nascimento do cinema coma técnica de animação de fotografia, mas é igualmente referência a Cineticum, como era conhecida a região do Algarve no período de domínio romano. A sucessão de imagens, de sons e de textos, fazem de «Retratos Cinéticos», um filme que mostra o Algarve.

O disco com 11 temas celebra a região algarvia, sendo cada tema uma imagem do Algarve, da cultura e das tradições, das suas gentes e dos seus costumes. Uma visão contemporânea da identidade algarvia, procurando no património as raízes da essência do povo e da cultura do Algarve.

Orblua2São músicas e letras originais que falam sobre diversos temas do Algarve, desde a pesca, aos tradicionais moinhos (maré, vento, água), às amendoeiras, até a um alerta ecológico no Cabo de S. Vicente, à desertificação da Serra do Caldeirão ou sobre uma volta por toda a região.

No meio dos temas originais apenas uma exceção, um tema da autoria de Sérgio Mestre, em género de homenagem ao músico de Tavira. O tema Calendário tem como convidado um amigo de Sérgio, Janita Salomé, com quem ele colaborou inúmeras vezes.

Destacam-se ainda os outros convidados, Gaiteiros de Lisboa, no tema Tempo Estado e o tema Quem Manda Aqui Sou Eu, baseado nos Bailes Mandados. Este tema foi encomendado aos OrBlua pelo realizador Tiago Pereira para a série O Povo Que Ainda Canta. O tema acabou por dar nome ao episódio dedicado ao Algarve.

São 11 temas sobre o Algarve e são 11 as fotografias tiradas por Jorge Jubilot, para tornar cada música, um postal ilustrado da região.

 

Os Orblua são:
Inês Graça – Voz, bouzouki, guitarra, baixo, concertina, cana rachada, violoncelo
Nuno Murta – Cabaça de água, adufe, darbouka, glockenspiel, percussões variadas
Carlos Norton – Voz, gaita-de-foles, gralha, banjo, harpa, bodhrán, piano, melódica, concertina, duduk, sanfona, loop station

Comentários

pub