Obras de valorização da envolvente do Cabo Sardão vão começar

A Sociedade Polis Litoral Sudoeste associa-se às iniciativas promovidas pela Direção Geral dos Faróis e pelo Município de Odemira para […]

Farol do Cabo sardãoA Sociedade Polis Litoral Sudoeste associa-se às iniciativas promovidas pela Direção Geral dos Faróis e pelo Município de Odemira para a Comemoração do Centenário do Farol do Cabo Sardão, promovendo uma exposição relativa à empreitada de “Reposição das Condições de Ambiente Natural no Cabo Sardão/ Entrada da Barca”, que estará patente a partir de amanhã, 15 de Abril, no espaço exterior daquele farol.

A empreitada, que decorrerá entre o final do mês de Abril e o início de Outubro, incide sobre um troço costeiro de seis quilómetros, entre o Cabo Sardão e a Entrada da Barca (Zambujeira do Mar), no concelho de Odemira.

Será da responsabilidade da empresa Vibeiras SA. A consignação da empreitada de valorização da envolvente do Cabo Sardão decorrerá após a inauguração da exposição.

Com investimento global estimado em cerca de 1,1 milhões de euros, co-financiado por fundos comunitários e pelo capital social da Sociedade, esta ação tem por objetivo melhorar as condições naturais e paisagísticas deste local emblemático da Costa Alentejana, criando, igualmente, estruturas de apoio à visitação e à educação ambiental.

A circulação e estacionamento automóvel serão ordenados e restringidos, prevendo para o efeito áreas de estacionamentos de retaguarda, localizadas fora das zonas mais sensíveis.

Haverá uma clarificação do espaço circulação pedonal, com a marcação de caminhos, criação de eixos preferenciais e a sinalética. Realça-se a criação de zonas de estadia e contemplação da paisagem, local emblemático da costa alentejana.

Todas as ações serão complementadas com intervenções sobre o terreno e sobre a vegetação, vocacionadas para a requalificação paisagística da área e prosseguindo objetivos de requalificação ecológica, privilegiando a renaturalização com vegetação autóctone de áreas presentemente degradadas.

Esta empreitada integra-se num conjunto alargado de intervenções de requalificação e valorização que a Sociedade Polis Litoral Sudoeste está a desenvolver ao longo dos 150quilómetros de frente costeira que constituem o Litoral Alentejano e a Costa Vicentina.

Comentários

pub