Nuno Campos Inácio lança dois livros sobre a história de Alcantarilha

Nuno Campos Inácio, genealogista e escritor algarvio, apresentará, no próximo dia 19 de Abril, às 16 horas, no Hotel Capela […]

ALCANTARILHANuno Campos Inácio, genealogista e escritor algarvio, apresentará, no próximo dia 19 de Abril, às 16 horas, no Hotel Capela das Artes (a antiga Quinta da Cruz), na Estrada Nacional 125, em Alcantarilha, duas obras dedicadas à história de Alcantarilha.

“Alcantarilha: História e Suas Gentes” faz, ao longo das suas 208 páginas, um resumo histórico dessa freguesia, desde a Pré-História até à atualidade, ilustrado por mais de duas centenas de imagens antigas da vila, muitas delas nunca antes publicadas.

A outra obra a apresentar, “Índice Geral de Casamentos do Algarve – Alcantarilha”, integra uma coleção de 71 volumes, cada um dedicado a uma das freguesias do Algarve, que o autor está a organizar, sendo a primeira obra editada, apesar de ser o segundo volume da coleção.

Nesta obra, Nuno Campos Inácio organiza por ordem alfabética cada um dos 4182 casamentos celebrados em Alcantarilha entre 1606 e 1905, um índice que contém o nome de ambos os cônjuges, data de nascimento, naturalidade dos cônjuges de outras freguesias e outra informação relevante, permitindo localizar os documentos em poucos segundos.

Esta é uma obra dedicada, principalmente, a genealogista, investigadores e historiadores algarvios, contendo, por isso, nas suas 531 páginas, a edição fac-similada do livro “Alcantarilha: História e Sua Gentes”. Além do índice alfabético, o trabalho contém um índice toponímico e um índice por apelidos.

Solar quinta da cruz (1)João Nuno Aurélio Marcos, advogado e investigador, com várias obras editadas, que fará a apresentação dos livros, afirma que “o autor, sábia e diligentemente, ajuda-nos a reconstruir o nosso passado histórico e a cimentar a nossa identidade cultural”.

Também o investigador João Vasco Reis, autor da Monografia de Alcantarilha, não tem dúvidas em afirmar que a obra “vem enriquecer a História Humana e Social de Alcantarilha e do próprio Algarve”, opinião partilhada pelo medievalista José Manuel Vargas, que diz que o “conteúdo vai muito além do título de carácter genealógico e passa a constituir uma verdadeira antologia documental sobre Alcantarilha”.

A apresentação contará com momentos musicais, fazendo prever que esta seja uma tarde de cultura raramente vista em Alcantarilha, num espaço repleto de memórias históricas, sendo a casa onde nasceu José Diogo Mascarenhas Neto, fundador dos correios portugueses e ascendente de outra figura enorme da história portuguesa, Mouzinho de Albuquerque.

O Solar com capela e lagar de azeite da antiga Quinta da Cruz, hoje Hotel Capela das Artes, foi classificado em Outubro de 2013 como Monumento de Interesse Público.

As obras são editadas com a chancela da Arandis Editora.

Comentários

pub