Ministra inaugurou base de apoio ao Heliporto em Loulé, mas um protocolo ficou por assinar

A ministra da Administração Interna esteve ontem em Loulé para inaugurar o edifício de apoio à Base de Heliporto em […]

Inauguração do edifício de apoio à Base de Helicópteros em Serviço Permanente de Loulé com a presença da Ministra da Administração Interna em Loulé - C.M.Loule - Mira  (1) Ministra da Administração Interna em Loulé - C.M.Loule - Mira  (2) Inauguração do edifício de apoio à Base de Helicópteros em Serviço Permanente de Loulé com a presença da Ministra da Administração Interna em Loulé - C.M.Loule - Mira (3) Inauguração do edifício de apoio à Base de Helicópteros em Serviço Permanente de Loulé com a presença da Ministra da Administração Interna em Loulé - C.M.Loule - Mira  (2)A ministra da Administração Interna esteve ontem em Loulé para inaugurar o edifício de apoio à Base de Heliporto em Serviço Permanente e para assinar um protocolo que garante 1,2 milhões de euros ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais do Algarve para 2015. Na agenda de Anabela Rodrigues, estava prevista a assinatura de outro protocolo, que acabou por não acontecer.

O edifício de apoio inaugurado ontem tem 15 quartos destinados às equipas do helicóptero do INEM e de outros meios aéreos de combate a incêndios, busca e salvamento. A obra custou 600 mil euros à Câmara Municipal de Loulé e localiza-se junto aos Bombeiros Municipais e ao Heliporto.

Antes da inauguração, Anabela Rodrigues esteve nos Paços do Concelho, a homologar o protocolo entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Comunidade Intermunicipal do Algarve e a Federação de Bombeiros do Algarve, que disponibiliza mais de um milhão e duzentos mil euros ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios do Algarve.

Esse montante vai ser utilizado para a constituição de equipas de intervenção para o período com maior risco de incêndio, de 15 de maio a 15 de outubro. Do valor total, 953 mil euros são financiados pela Autoridade Nacional da Proteção Civil e o restante (318 mil euros), pelos 16 municípios algarvios.

No programa da ministra, estava também prevista a assinatura do protocolo de cedência de terreno, por parte da Câmara de Loulé, para a construção da nova sede do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro (CDOS), mas isso acabou por não acontecer.

Anabela Rodrigues garantiu, no entanto, que o protocolo será assinado em breve, e justificou a mudança de planos para o dia de ontem com «detalhes de ordem formal e jurídica».

Já Vitor Aleixo propôs à governante a agendar a assinatura do protocolo para dia 14 de maio, dia do município.

O terreno a ceder deverá ficar localizado junto ao Heliporto e aos Bombeiros Municipais.

À tarde, a ministra Anabela Rodrigues esteve em Portimão para inaugurar o novo Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro, considerado «dos melhores centros municipais a nível nacional».

Comentários

pub