Lagos convida para um Jane’s Walk no domingo

Uma caminhada em Lagos, integrada no Festival Global Jane’s Walk, é a proposta da Rizoma Lab para domingo, dia 3 […]

rua augusta lagosUma caminhada em Lagos, integrada no Festival Global Jane’s Walk, é a proposta da Rizoma Lab para domingo, dia 3 de Maio, em Lagos, aberta a quem quiser participar e até partilhar a sua história.

Estes Jane’s Walks (passeios de Jane) acontecem um pouco por todo o mundo, entre 1 e 3 de Maio, quando os cidadãos se reúnem para andar e falar sobre o que faz uma boa cidade, em passeios guiados por habitantes e destinados a celebrar a urbanista Jane Jacobs.

Segundo o Rizoma Lab, «Jane’s Walk cultiva uma ampla compreensão de como as cidades se desenvolvem, funcionam e prosperam. Trabalha para alcançar bairros tranquilos, aumentar a literacia urbana e promover a coesão de bairro, empenho cívico e liderança».

Em Lagos, o passeio, acompanhado pela arqueóloga Elena Morán, seguirá pela antiga Rua Augusta, que, dentro das antigas muralhas quinhentistas, tem origem na Porta da Vila e segue até à Porta do Postigo, ligando as duas igrejas paroquiais da cidade – Santa Maria e São Sebastião –, localizadas nos pontos mais proeminentes dos dois cabeços onde foram implantadas.

Que vivências tem hoje a Via Augusta no centro histórico da cidade? Qual o impacto real dos projetos de Reabilitação e de Renovação Urbana na sua dinamização?

Alguns dos temas destes passeios que ocorreram ao longo dos anos incluem ser um recém-chegado a uma comunidade, o acesso aos alimentos e segurança, arte pública, os espaços públicos, acessibilidade, saúde e bem-estar, desporto , segurança, questões de género, política, revitalização e muito mais.

«Cada perspetiva é importante para a construção de cidades vibrantes e saudáveis», salienta a organização.

O ponto de encontro para este passeio será às 10h00, na Porta da Vila, em Lagos.

Para mais informações sobre o passeio de Lagos visite http://janeswalk.org/portugal/lagos/

Comentários

pub