Jogos de Quelfes de 2015 começam no próximo sábado

A 6ª edição dos Jogos de Quelfes vai ser lançada no próximo sábado, numa cerimónia que terá lugar no Auditório […]

Jogos de Quelfes_abertura 11abr2015A 6ª edição dos Jogos de Quelfes vai ser lançada no próximo sábado, numa cerimónia que terá lugar no Auditório Municipal de Olhão, a partir das 17 horas.

Os Jogos de Quelfes são «maior e mais emblemático evento de promoção do Olimpismo em Portugal, direcionado para o 1.º Ciclo do Ensino Básico» e decorrem até 19 de abril, em escolas de Olhão, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Faro.

A cerimónia de abertura vai contar com a atuação de diversos grupos de música e dança, com «momentos de surpresa e emoção», mas também com «uma homenagem ao Comité Paralímpico de Portugal, num ano em que se assinala igualmente a estreia do desporto adaptado no calendário oficial dos Jogos». A entrada é livre e os bilhetes podem ser solicitados na bilheteira do Auditório Municipal.

Este evento vai «celebrar as origens mitológicas do Movimento Jogos de Quelfes, centradas nas histórias e lendas da Ria Formosa».

No concelho de Olhão, onde a iniciativa nasceu, serão dinamizadas diversas atividades, nomeademente: Futebol Masculino, no Estádio Municipal (dia 16 de abril às 09h30); Lenço Grego, na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes (dia 15 de abril às 14h30) e Esgrima, na Escola EB 2,3 Alberto Iria (dia 15 de abril às 14h30).

Além de autarcas dos cinco concelhos que este ano acolhem os Jogos, marcarão presença na cerimónia de abertura o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino e o presidente do Comité Paralímpico de Portugal Humberto Santos.

Os VI Jogos de Quelfes, que contam com a chancela oficial da Academia Olímpica Internacional e do Centro Internacional da Trégua Olímpica, «para além do natural envolvimento da família olímpica e paralímpica nacionais».

Comentários

pub