Fundo americano Lone Star compra Vilamoura ao BBVA

O fundo norte-americano Lone Star comprou aos espanhóis do Catalunya Banc os ativos da Lusotur, responsável pelo empreendimento turístico-imobiliário de […]

Vilamoura2O fundo norte-americano Lone Star comprou aos espanhóis do Catalunya Banc os ativos da Lusotur, responsável pelo empreendimento turístico-imobiliário de Vilamoura, noticia o Expresso.

Segundo o Diário de Notícias, o complexo de Vilamoura, que se estende por dois mil hectares e inclui a concessão da marina, foi vendido por 200 milhões de euros, ou seja, três vezes menos do que valia há cinco anos, antes do início da crise.

A Lone Star admitiu que esta aquisição representa «a maior transação imobiliária em Portugal em 2015».

De facto, segundo o Expresso, há dez anos André Jordan vendeu o empreendimento à Prasa por 360 milhões de euros, e, na atualidade, os ativos da Lusotur figuram no balancete dos bancos como valendo mais de 500 milhões.

O negócio da compra de Vilamoura foi conduzido a partir de Barcelona, e a decisão final do comprador coube ao banco espanhol BBVA, que era o atual dono do resort.

André Jordan, o empresário responsável pela construção da Quinta do Lago, comprou uma parte da Lusort (antiga Lusotur) em 1996, altura em que esta pertencia a Cupertino Miranda, fundador do Banco Português do Atlântico e responsável pelo início da construção de Vilamoura nos anos 60.

Em 2000, Jordan tornou-se dono da totalidade da empresa, tendo-a vendido, em 2005, por 360 milhões de euros aos espanhóis da Prasa, que alteraram o nome para Lusort.

A Prasa faliu entretanto e os ativos da Lusotur passaram para o Banco da Catalunha, que por sua vez foi comprado pelo BBVA em julho do ano passado.

Dos dois mil hectares, apenas 700 mil metros quadrados podem ser ainda usados para construção. É neste espaço que deverá surgir nos próximos anos a Cidade Lacustre, um resort de luxo a ser construído sobre a água e que tem sido muito contestado pelas associações ambientalistas.

 

Atualizado no dia 7 de Abril, acrescentando o valor e pormenores sobre o negócio

 

 

Comentários

pub