Festas de Maio animam Amoreiras-Gare durante quatro dias

Entre 30 de abril e 3 de Maio, Amoreiras-Gare, na freguesia de S. Martinho das Amoreiras, recebe as Festas de […]

Imagem das Festas de MaioEntre 30 de abril e 3 de Maio, Amoreiras-Gare, na freguesia de S. Martinho das Amoreiras, recebe as Festas de Maio e a 12ª Feira do Interior do Concelho de Odemira. O evento vai ter espetáculos musicais, artesanato e também um colóquio sobre o cante alentejano.

A Exposição de Artesanato e Produtos Regionais decorre entre 1 e 3 de maio, com dezenas de artesãos a trabalhar ao vivo, nas várias artes e ofícios.

A organização pertence à Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, com o apoio do Município de Odemira e Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras.

No entanto, a animação começa já esta quarta-feira, na noite de 30 de abril, com um baile com o artista Ruben Baião.

No dia 1 de maio, ao meio-dia e às 16h00 horas, haverá animação de rua pelo Grupo Musical Amoreirense e as Danças Tradicionais do Alentejo.

Às 14h30, tem início o 10º Festival de Cantares ao Desafio/Improviso, com a participação dos cantores da região e do Grupo de Concertinas “Raízes do Minho”. À noite há baile com Fábio Lagarto e espetáculo com o artista Zé do Pipo.

 

No sábado, dia 2 de maio, às 10h30, realiza-se o colóquio “Cante Alentejano – Património Imaterial da Humanidade” e, às 14h30 tem início a Tarde do Cante, com a participação dos grupos “Vozes Femininas” de Amoreiras-Gare, “Os Mineiros de Aljustrel”, “As Ceifeiras” (Entradas), “Os Amigos do Alentejo” (Feijó) e o Grupo Coral Juvenil “Bafos de Baco” (Cuba).

Para as 16h00 está marcada uma sessão de esclarecimento sobre incentivos de apoio à manutenção e à instalação de floresta. A partir das 17h00, o palco das Festas de Maio será da “Campaniça Trio”, com Pedro Mestre, David Pereira e José Diogo. A noite será preenchida com um baile com Rui Soares & Lau e espetáculo com David Antunes & Midnight Band, com a participação de Vanessa Silva.

 

No último dia de Festas de Maio, no domingo, às 10h00 haverá Missa celebrada pelo Bispo Auxiliar de Beja, D. João Marcos, acompanhada pelo Coro do Carmo de Beja, sob a Direção do Padre Cartageno.

A partir das 11h00 horas haverá atuação de artistas e poetas populares e a entrega de prémios do 5º Concurso de Poesia. Para a tarde está reservado um concerto de violas campaniças pelo grupo “Moços d’um Cana” da Escola Secundária de Castro Verde e o habitual Encontro de Cante ao Baldão, aberto a todos dos cantadores.

No final da tarde haverá a atuação do Grupo Musical Amoreirense e do Rancho Folclórico da Casa do Povo da Conceição Faro. Como já é tradição, as Festas terminam com a Tourada à Alentejana.

 

Comentários

pub