Faro acolhe ciclo de cinema sobre formas alternativas de viver em sociedade

Filmes sobre problemáticas atuais e novas alternativas, nas áreas da Economia, Agricultura e Saúde, Educação e Cidades em Transição, vão […]

Ciclo Cinema em TransiçãoFilmes sobre problemáticas atuais e novas alternativas, nas áreas da Economia, Agricultura e Saúde, Educação e Cidades em Transição, vão ser exibidos no 1º Ciclo de Cinema-Fórum sobre a Transição «O Admirável Mundo Novo», que o Ginásio Clube de Faro irá acolher a partir de sexta e até 5 de Junho, quinzenalmente e sempre às 21h30.

Ao todo, estão agendadas cinco sessões, cada qual sobre um dos temas, que serão sempre seguidas por um fórum de discussão.

A primeira acontece na sexta-feira e a obra a exibir será «A Economia da Felicidade» [Economics of Hapiness], que visa lançar o tema geral do ciclo e proporciona «um olhar sobre a falência do atual modelo económico e os encontros de comunidades que visam reconstruir economias a uma escala mais humana, mais ecológica e mais localizada».

A 24 de Abril, será exibido o filme «Sementes da Liberdade», sobre o tema alimentação, agricultura e saúde, seguindo-se os filmes «Catastroika» (8 Maio, economia e sociedade), «Escolarizando o Mundo» (22 de Maio, Educação) e «Em Transição 2.0» (Cidades em Transição, 5 de Junho)

Já as conversas que se seguem à exibição dos filmes, «visam alargar o nosso entendimento colectivo sobre o panorama actual no mundo e especificamente em Faro e no Algarve. Pretendemos pensar em conjunto alternativas ao atual modelo de desenvolvimento, bem como identificar pessoas e grupos interessados em trabalhar conjuntamente em iniciativas que visem implementar estas alternativas em Faro e no Algarve».

Um tema que estará sempre presente é o das Cidades em Transição, que pretendem ser comunidades «sustentáveis, baseadas no comércio local, na agricultura biológica, independentes do petróleo e de importações de alimentos», bem como «comunidades onde ser solidário e conhecer os seus vizinhos e partilhar recursos é a normalidade».

«Para a maioria das pessoas enfrentar a realidade das consequências do pico do petróleo e das alterações climáticas ou experimentar em primeira mão os impactes da austeridade e da recessão económica são temas frequentemente dolorosos e fraturantes. Estamos conscientes de que não é fácil trilhar novos caminhos e “rumar contra a maré”, pelo que muitos optam pela resignação, conformismo ou apatia. Mas há também quem não se reveja no actual sistema de consumo e individualismo exacerbado e esteja já, de forma activa, a mudar efectivamente os seus hábitos de vida e realizar uma verdadeira revolução interior e exterior: uma nova história entre histórias na busca de um futuro melhor que os nossos coração sabem ser possível», enquadram os organizadores do ciclo.

Esta é uma iniciativa organizada pela ECOS (Cooperativa para a Educação, Cooperação e Desenvolvimento), pela associação NEW Loops e pelo movimento cívico GLOCAL Faro, em colaboração com a Cooperativa Mandacaru, a Amarelarte – Associação Cultural e Recreativa, a Associação Recreativa e Cultural de Músicos, a Associação Caminhos do Solstício, a Iniciativa Ecos da Terra e a Yogalgarve e com o apoio da Ideias em Baú, Lda e do Ginásio Clube de Faro.

Comentários

pub