Estação Meteorológica Automática de Amareleja já está de novo a funcionar

A Estação Meteorológica Automática (EMA) de Amareleja está de novo em funcionamento e os seus dados são apresentados em tempo […]

ema-amareleja-01A Estação Meteorológica Automática (EMA) de Amareleja está de novo em funcionamento e os seus dados são apresentados em tempo real na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA recorda que a EMA, «após vários atos de roubo e vandalismo, teve de ser relocalizada e está instalada em espaço das Águas Públicas do Alentejo».

A estação da Amareleja foi a que registou o valor mais alto de temperatura máxima do território (47.4 °C no dia 1 de agosto de 2003), sublinha o IPMA, destacando por isso o apoio da Junta de Freguesia de Amareleja e da empresa Águas Públicas do Alentejo, para a instalação e nova localização daquele importante equipamento.

A antiga Estação Meteorológica Clássica foi igualmente relocalizada para o Parque Baldio das Ferrarias, numa cooperação da Junta de Freguesia de Amareleja com o IPMA. Esta estação tem como principal objetivo as atividades de âmbito escolar.

Comentários

pub