ECOS passa da proposta à ação e lança «Algarve 2020 – Um Contrato Jovem»

A ECOS – Cooperativa de Educação Cooperação e Desenvolvimento vai passar da proposta ao lançamento oficial do projeto «Algarve 2020 – Um […]

Jovens no EJA'13A ECOS – Cooperativa de Educação Cooperação e Desenvolvimento vai passar da proposta ao lançamento oficial do projeto «Algarve 2020 – Um Contrato Jovem», a ter lugar durante a tarde de amanhã, dia 23 de Abril, na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas, em Faro.

Assim, a primeira reunião regional de parceiros «Algarve 2020 – Um Contrato Jovem» terá lugar às 9h30 de quinta-feira, seguindo-se a sessão de lançamento do projeto, às 14h30, no Auditório da faculdade.

A Cooperativa ECOS tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, diversos projetos de referência a nível nacional e internacional na promoção da participação política dos e das jovens na sociedade.

Com um trabalho assente em três pilares – Formação, Investigação e Consultoria – tem vindo a especializar-se no desenvolvimento de projetos de parceria entre diversos atores para a elaboração de políticas públicas.

O«s projetos de base participativa da ECOS têm-se relevando uma mais-valia para entidades e instituições públicas e privadas que, assim, desenvolvem os seus projetos mais próximos dos seus cidadãos e cidadãs, otimizando e repartindo esforços e potencializando os impactos nos mais diversos atores e parceiros», salientam os responsáveis pela cooperativa.

Round Trip_Cooperativa ECOSO projeto «Algarve 2020 – Um Contrato Jovem» surge no seguimento do seu antecessor «Algarve 2020 – uma proposta jovem», através de uma parceria alargada com os 16 municípios do Algarve, e ainda com a AMAL, CCDR, IPDJ, UAlg, IEFP, DGEstE, entre várias outras entidades, organizações e associações.

Esse primeiro projeto permitiu desenvolver, na região, 17 consultas jovens locais, duas consultas on-line a dirigentes associativos e jovens, a primeira reunião de Vereadores/as da Juventude, o 1º Encontro de Juventude do Algarve – EJA, a 1ª Agenda Jovem com recomendações para a região, e principalmente, o documento Um Contributo para uma Estratégia de Juventude no Algarve.

Este novo capítulo «Algarve2020 – Um Contrato Jovem» pretende utilizar essas recomendações e propostas e, com o apoio de 12 Grupos de Trabalho Temáticos, lançar um Plano de Ação Regional para a Juventude, que possa ser implementado utilizando metodologias inspiradas no Método Aberto de Coordenação.

O projeto inclui ainda três reuniões regionais com os vários parceiros do projeto, três novas consultas jovens a nível da região, que incluem a divulgação de programas de apoio a projetos de e para jovens, programas com oportunidades de emprego, formação, educação, entre outros e a realização de um Evento de âmbito nacional que se irá realizar em Setembro deste ano.

«As diversas atividades do projeto incluem uma dimensão educativa e motivacional para o exercício da participação e da cidadania ativa, adequadas a inverter, a médio prazo, as atuais tendências de falta de envolvimento dos jovens nos processos democráticos, e a contribuir para a participação dos jovens da região na resolução dos problemas que os afetam atualmente, tais como as elevadas taxas de desemprego», salienta a ECOS.

Comentários

pub