Documentário «Outro País» exibido no Museu de Faro a 25 de Abril

O documentário «Outro País», de Sérgio Tréfaut, sobre a revolução de 1974 e o Processo Revolucionário em Curso (PREC) que […]

Cartaz Outro PaísO documentário «Outro País», de Sérgio Tréfaut, sobre a revolução de 1974 e o Processo Revolucionário em Curso (PREC) que lhe seguiu, vai ser exibido no sábado, dia 25 de Abril, às 17h30, no Museu de Faro.

O espaço cultural farense recebe este filme «que está a causar sensação» e que «constitui o mais completo repositório das imagens de arquivo, que revelam como foi vivido o processo revolucionário pela população portuguesa».

Além da sessão cinematográfica, está agendado um debate/tertúlia, para as 18h45, sobre a Revolução dos Cravos e os acontecimentos que lhe sucederam.

Nesta conversa, participará António Costa Pinto, «um dos mais respeitados politólogos portugueses», o «eminente professor de Economia» da Universidade do Algarve António Covas e o Almirante Martins Guerreiro, «bravo capitão de Abril», anunciou o Museu de Faro. A moderação é assegurada por Ramiro Santos, ex-jornalista da TSF.

Esta sessão é promovida pela Câmara de faro e pela associação Civis e é aberta à população em geral.

 

«Um Outro País, ou um sonho lindo que acabou» (Sinopse):

O 25 de Abril foi a última revolução romântica do século XX. Muitos encontraram em Portugal um excitante laboratório de sonhos e política, pasto fértil para a evolução profissional de jovens e talentosos fotógrafos e realizadores.

Pessoas como Sebastião Salgado, Glauber Rocha, Robert Kramer, Dominique Isserman, Santiago Alvarez, Pea Holmquist, Jean Gaumy, viajaram até Portugal e aqui viveram até à normalização democrática verificada em Novembro de 1975.

Os registos que deixaram, constituem fonte preciosa para um entendimento mais aprofundado do que foi a Revolução dos Cravos, das expectativas que gerou na população e de toda a movimentação política, económica e social durante o período conhecido como PREC. Um sonho lindo que acabou?

Comentários

pub