Doçaria de São Brás une-se às Tochas Floridas para fazer a festa da Páscoa

Em São Brás de Alportel, Domingo de Páscoa é sinónimo de muita cor, odores agradáveis e de enchente de visitantes, […]

Tochas FloridasEm São Brás de Alportel, Domingo de Páscoa é sinónimo de muita cor, odores agradáveis e de enchente de visitantes, que afluem à vila do interior do Algarve para ver a já bem famosa Festa das Tochas Floridas.

Em 2015, também ficará ligado aos produtores de doces do concelho, que vão mostrar-se numa feira e, em alguns casos, ganhar selos de excelência, atribuídos pela autarquia.

Os doces são – usando uma expressão bem à medida – a cereja no topo do bolo de um dia de muita festa, numa das iniciativas de Páscoa mais procuradas do Algarve. Em São Brás de Alportel, a população, seja através de associações, seja a título individual, junta-se para engalanar as ruas por onde passará a Procissão da Ressurreição, com flores das mais variadas cores.

No desfile, propriamente dito, os homens empunham as chamadas tochas floridas, pequenos estandartes engalanados flores e folhas, que apelam à imaginação dos seus criadores. As consideradas mais originais, vencem prémios, no final.

procissao_tochas_floridas_20130323_gf_2Todo este trabalho é uma realização verdadeiramente comunitária, até porque o enfeite das ruas com flores é feito em poucas horas. E isto é tarefa para muitas mãos, pois não se trata apenas de espalhar flores no chão, mas de criar padrões. «Eu próprio estarei lá, como faço há muitos anos», ilustrou o presidente da Câmara de São Brás de Alportel Vítor Guerreiro.

«Começamos a enfeitar as ruas pelas 5 da manhã. E há muitos visitantes que fazem questão de vir logo a essa hora, para verem este trabalho e captarem imagens», revelou. É que a festa, apesar de ser bem são-brasense, já foi “adotada” por muitos mais pessoas, que voltam ano após ano para acompanhar a Procissão e a festa que lhe segue.

Em 2015, a festa começa, como sempre, com a Eucaristia de Domingo de Páscoa, às 10 horas, seguida da Procissão, às 11 horas. Depois do almoço, há a habitual Tarde Cultural, no Largo da Igreja Matriz, junto aos Paços do Concelho, com início marcado para as 15 horas.

Ali bem perto, no Largo de São Sebastião, decorrerá a Feirinha do Doce, onde a doçaria local será dada a conhecer. A autarquia vai aproveitar a ocasião para lançar uma nova iniciativa, a marca «Doce Sentido», criada «para atestar a qualidade dos doces feitos em São Brás».

festa das tochas«No âmbito das comemorações do Centenário da elevação a concelho, decidimos criar esta distinção, que será atribuída, para já, a sete pastelarias e produtores», explicou Vítor Guerreiro.

No Largo da Igreja, «irão atuar o grupo de dança Animashow, de Vila Real de Santo António, a Tuna de Luz de Tavira e a artista Micaela. No decurso desta festa serão entregues os prémios das Tochas Floridas e haverá uma mostra de artesanato local», segundo Vítor Guerreiro.

Outra atração que São Brás de Alportel tem, por estes dias de Páscoa, é a Quinzena Gastronómica, onde a tradição e as iguarias típicas da Serra do Caldeirão são as estrelas.

Este evento, que vai na sua sétima edição, junta sete restaurantes do concelho, que oferecem um menu especial, com sugestões ligadas à Dieta Mediterrânica (entrada, prato, sobremesa e vinho algarvio), usando, preferencialmente, produtos locais.

Comentários

pub