Concertos para piano de Beethoven regressam ao Cine-teatro Louletano

A música clássica regressa ao Cine-teatro Louletano no dia 17 de abril, às 21h30, em mais um concerto do ciclo […]

OCS_RuiPinheiroA música clássica regressa ao Cine-teatro Louletano no dia 17 de abril, às 21h30, em mais um concerto do ciclo «Loulé Clássico», o segundo de cinco espetáculos que apresentam a integral dos Concertos para Piano e Orquestra de Ludwig van Beethoven.

Na próxima semana, o solista convidado pela Orquestra Clássica do Sul e pela Câmara Municipal de Loulé, que co-organizam o ciclo, é o pianista Pedro Gomes.

Este é um dos «cinco brilhantes jovens e promissores pianistas portugueses» que a organização trará a Loulé, no âmbito deste ciclo e que o público pode ficar a conhecer melhor. Pedro Gomes irá marcar presença no espaço «À Conversa com…», que decorre no período que antecede ao espetáculo, entre as 21h00 e as 21h20.

Logo a seguir, será dada a ouvir música de Ludwig van Beethoven (1770-1827), um dos grandes compositores de todos os tempos.

«Após a consolidação do género concertante levada a cabo por vários compositores, e destacando-se claramente a contribuição de W. A. Mozart, foi em finais do século XIX que esta forma atingiu o auge da sua evolução. O papel de Beethoven foi crucial para esta evolução, sobretudo com os Cinco Concertos para Piano e Orquestra, escritos entre 1795 e 1809», enquadra a organização, numa nota de imprensa.

«Beethoven, enquanto pianista, gozava de uma enorme reputação como improvisador, dotado de uma inteligência musical e originalidade ímpares. Seria, pois, inevitável que surgissem as primeiras composições para piano e orquestra. Ainda que os dois primeiros Concertos acusem claramente influências de Haydn e Mozart, é a partir do terceiro que o seu génio se evidencia. E a mudança de paradigma que levou a cabo reflete-se sobretudo na relação entre Piano e Orquestra, desempenhando esta um papel cada vez mais preponderante, ao invés de ser um mero acompanhamento do solista», acrescentou.

Os bilhetes para o concerto custam 8 euros. Mais informações e reservas através dos telefones 289 400 820/289 414 604.

Comentários

pub