Carlos Lopes apadrinha 1º Grande Prémio Cidade de Quarteira 2015

Várias dezenas de atletas são esperadas no 1º Grande Prémio Cidade de Quarteira 2015, prova a decorrer no dia 17 […]

Carlos LopesVárias dezenas de atletas são esperadas no 1º Grande Prémio Cidade de Quarteira 2015, prova a decorrer no dia 17 de maio e que será apadrinhada pelo maratonista português Carlos Lopes, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.

O encontro, promovido em parceria pela Junta de Freguesia (JF) de Quarteira, Câmara Municipal de Loulé e Associação de Atletismo do Algarve, com o apoio do Quarteira Night Runners, encerrará as comemorações do Dia da Cidade de Quarteira, que decorrerão de 13 a 17 de maio, com a realização de várias iniciativas abertas à população.

“A disponibilidade manifestada por Carlos Lopes, grande referência mundial no mundo do atletismo, para apadrinhar o 1º Grande Prémio, atribui um grande prestígio a esta prova que esperamos vir a tornar-se também num importante evento desportivo a nível nacional. Julgo que todos os quarteirenses e os algarvios em geral se sentem orgulhosos por podermos associar o nome deste grande atleta olímpico à nossa região”, refere a propósito o presidente da JF de Quarteira Telmo Pinto.

O 1º Grande Prémio Cidade de Quarteira 2015, que terá início pelas 11h00, na Praça do Mar, onde também será instalada a meta, está classificado como prova de estrada.

Será disputado na freguesia, ao longo de um percurso de dez quilómetros, com passagem pelas avenidas Infante de Sagres, Sá Carneiro, Carlos Mota Pinto e de Ceuta.

A prova será aberta a atletas de ambos os sexos, estando previsto um intervalo de dois minutos e meio entre os sinais de partida para as mulheres e para os homens, de forma a aumentar o espírito competitivo.

Além dos prémios pecuniários, a serem atribuídos individualmente e por equipas, a organização irá distinguir também, com prémios simbólicos, os três participantes mais idosos dos sexos feminino e masculino.

As inscrições, que terão um valor de 7,50 euros incluindo a t-shirt técnica, já estão abertas, podendo ser feitas através da Associação de Atletismo do Algarve.

Crianças descobrem atletismo

Integrada no 1º Grande Prémio Cidade de Quarteira 2015, terá início uma hora antes a iniciativa «Brincar ao Atletismo», destinada a crianças com idades entre os 4 e os 14 anos.

O encontro decorrerá até às 12h00, no areal junto à Praça do Mar, no âmbito de uma parceria entre a JF e o Clube Desportivo de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

Trata-se, segundo o presidente da JF, de uma iniciativa enquadrada no torneio «Vamos Brincar ao Atletismo», que visa dar a conhecer a modalidade aos mais jovens e ao mesmo tempo integra-los num evento desportivo e social.

Os atletas serão divididos em dois escalões, nomeadamente Benjamins A (dos sete aos nove anos) e Benjamins B (dos dez aos 11 anos), para integrarem a prática de várias modalidades que visam promover habilidades e contribuir para o desenvolvimento motor.

As atividades ao ar livre serão uma vertente em grande destaque nas comemorações do Dia da Cidade promovidas pela JF.

No âmbito do programa decorrerá na véspera, dia 16, pelas 17h00, também a partir da Praça do Mar, a iniciativa «Caminhar Quarteira», que integrará uma aula de zumba orientada pelas instrutoras da modalidade residentes na freguesia. A prova, organizada em conjunto pela JF e o Quarteira Night Runners, é aberta a participantes de todas as idades.

Comentários

pub