Álvaro Cunhal, em versão Manuel Tiago, é o autor do mês na Biblioteca de Olhão

O autor Manuel Tiago, um dos pseudónimos de Álvaro Cunhal, vai estar em destaque, no mês de Abril, na Biblioteca […]

Álvaro_CunhalO autor Manuel Tiago, um dos pseudónimos de Álvaro Cunhal, vai estar em destaque, no mês de Abril, na Biblioteca de Olhão. Obras escritas pelo ativista político e histórico membro e dirigente do Partido Comunista Português vão ser dadas a conhecer, numa altura em que se aproxima a data dos dez anos da sua morte.

Nascido em novembro de 1913, Álvaro Cunhal faleceu a 13 de Junho de 2005. A sua longa vida foi, em grande parte, dedicada ao Partido Comunista, ao qual esteve intimamente ligado até morrer e do qual foi dirigente durante muitos anos.

Foi, igualmente, um dos principais rostos da oposição ao Estado Novo, tendo estado preso por diversas vezes, por motivações políticas, e vivido, durante muito tempo, na clandestinidade. Esta experiência de vida está bem patente nas obras de Manuel Tiago.

O autor português deixou diversas obras, nomeadamente romances, poesia e contos. Dois dos livros mais emblemáticos escritos por Álvaro Cunhal, sob o pseudónimo Manuel Tiago, foram adaptados para os ecrãs.

Em 1996, José Fonseca e Costa adaptou a obra «Cinco Dias, Cinco Noites» para o cinema. Mais recentemente, em 2005, o romance «Até Amanhã, Camaradas» inspirou uma minisérie de televisão, que passou no canal SIC. Mais tarde, Joaquim Leitão, que já havia realizado a séria televisiva, adaptou este livro para o grande ecrã.

Toda a bibliografia do autor existente na Biblioteca de Olhão poderá ser consultada através do catálogo online.

Comentários

pub