Adesão às portagens eletrónicas na Ponte do Guadiana sobe 32,1% na Páscoa

As adesões ao sistema de EasyToll cresceu 32,1% na portagem eletrónica colocada na Ponte Internacional do Guadiana, à entrada da […]

Portagem eletrónica junto à Ponte do GuadianaAs adesões ao sistema de EasyToll cresceu 32,1% na portagem eletrónica colocada na Ponte Internacional do Guadiana, à entrada da Via do Infante/A22, no período da Páscoa, tendo este sido o maior aumento em todo o país, anunciou a empresa Estradas de Portugal.

Entre Quinta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, segundo a Estradas de Portugal (EP), «o número de adesões ao sistema de EasyToll [em todo o país] superou as 8600, o que se traduz num crescimento de 19,3% face ao face ao período homólogo do ano passado».

Ao longo desses quatro dias, período marcado por uma forte afluência de turistas estrangeiros, em especial espanhóis, foi no primeiro dia que se verificou mais de metade do total das adesões, com 4554 registadas só na quinta-feira.

A empresa sublinha que «foi no Algarve, no ponto de venda localizado na A22, que se verificou o maior volume e o maior crescimento de adesões».

Nestes quatro dias na A22, nas portagens colocadas na Ponte Internacional do Guadiana, que liga a Andaluzia ao Algarve, registou-se um total de 3176 adesões, «o que representa 37% do total em todo o país entre quinta e domingo».

Esta adesão ao sistema de EasyToll – que obriga o automobilista a parar na portagem, para introduzir o seu cartão, no qual, a partir daí, serão creditadas todas as portagens que vier a atravessar – provocou longas filas de trânsito na Quinta-Feira Santa, na entrada do Algarve pela A22, em especial devido aos milhares de turistas espanhóis que escolheram a região para passar este curto período de férias.

Apesar da ajuda de funcionários das Estradas de Portugal, nas portagens da Ponte do Guadiana formaram-se longas filas, com os automóveis a demorar por vezes mais meia hora até conseguirem chegar às portagens eletrónicas.

Em nota de imprensa, a Estradas de Portugal diz que «nos períodos do ano com elevada procura, como aconteceu nesta Páscoa», são colocados «colaboradores da empresa junto aos postos de venda com o objetivo de auxiliar, esclarecer e informar os utilizadores», contando também «com a colaboração no terreno das Autoridades e Brigadas de Apoio das concessionárias das autoestradas».

portagens na fronteiraPara a EP, «os pontos de venda estão devidamente dimensionados, respondendo com elevada eficácia às normais necessidades diárias», defendendo que, «apesar de ocasionalmente por breves trechos acontecer alguma acumulação de trânsito, o processo de adesão decorreu de forma célere e eficaz».

A empresa sublinha que «a evolução do numero de adesões é demonstrativo da clara preponderância do EasyToll como uma solução de pagamento simples, segura e rápida, sendo a preferida pelos utilizadores de veículos de matrícula estrangeira que entram em Portugal».

«Os dados relativos ao número de adesões ao sistema EasyToll, por parte dos turistas estrangeiros que visitam o nosso país na altura da Páscoa, têm vindo a crescer de forma substancial e consistente nos últimos três anos», acrescenta a EP.

 

EasyToll cresce mais de 80% em três anos

Assim, segundo os dados revelados pela empresa, «em relação a 2013, o número de adesões cresceu 82%». Nesse ano, tinha-se registado um total de 4736 condutores de veículos de matrícula estrangeira a aderir ao sistema EasyToll., número que subiu para 7234 em 2014 e 8630 este ano.

É no Algarve que o aumento tem sido mais significativo, com um crescimento superior aos 126%, comparando com o registado em 2013, que passou dos 1404 nesse ano para os 3176 no passado fim de semana prolongado.

A empresa Estradas de Portugal defende que este crescimento resulta também do seu «trabalho empenhado» na «promoção e divulgação deste sistema de cobrança de portagens junto dos clientes estrangeiros».

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