Ação de limpeza na Ilha da Armona e na Quinta de Marim recolheu 900 quilos de lixo

Mais de 100 pessoas recolheram esta quarta-feira 900 quilos de lixo na Ilha da Armona e na Quinta de Marim, […]

2015-090-limpeza-ria-formosa-01-pressMais de 100 pessoas recolheram esta quarta-feira 900 quilos de lixo na Ilha da Armona e na Quinta de Marim, no Parque Natural da Ria Formosa. A iniciativa com o slogan “Limpar a Natureza” foi organizada pelos Hotéis Real e contou com a colaboração do Município de Olhão, AmbiOlhão e Centro de Investigação e Recuperação de Animais Selvagens (RIAS).

Segundo a autarquia, «mais de uma centena de voluntários de todas as idades trabalharam em defesa do ambiente e
retiraram das dunas lixo de todo o tipo: para além dos já habituais plásticos, metais, redes, vidros e troncos, também houve descobertas surpreendentes, como frigoríficos velho».

2015-090-limpeza-ria-formosa-05-pressA empresa municipal AmbiOlhão recolheu, no dia seguinte, o lixo apanhado pelos voluntários, que se dividiram em três grupos, cada um com cerca de 40 pessoas.

Esta ação de limpeza, na qual se recolheram cerca de 70 sacos de lixo, permitiu também fazer a recolha de plantas invasoras, como é o caso do chorão, espécie da qual foram recolhidas 2,5 toneladas.

A quantidade de resíduos recolhidos nesta ação de limpeza foi inferior à do ano passado, quando se recolheram cerca de 90 sacos de lixo com o peso aproximado de uma tonel  2015-090-limpeza-ria-formosa-04-press ada.

Segundo a António Pina, presidente da Câmara de Olhão, «esta redução significativa prova que as ações de sensibilização do Município têm surtido efeito e agora as pessoas começam a estar mais consciencializadas para a proteção do ambiente. Mas, infelizmente, ainda falta fazer muito trabalho para habituar as pessoas a colocarem o lixo nos locais existentes para o efeito. É uma luta que temos travado no Município e vamos continuar a fazê-lo, enquanto for necessário, em prol do ambiente, para proteger as gerações futuras».

Comentários

pub