«A Beleza de Portugal em Aguarelas» mostra-se em Quarteira

A exposição «A Beleza de Portugal em Aguarelas», do artista plástico escocês Tom Whitelaw, vai estar patente na Galeria de […]

Exposição A beleza de Portugal em aguarelasA exposição «A Beleza de Portugal em Aguarelas», do artista plástico escocês Tom Whitelaw, vai estar patente na Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira, a partir do próximo sábado e até 2 de maio.

Tom Whitelaw nasceu em 1932, em Fort William, Escócia e começou a pintar aguarelas há doze anos, quando se reformou da carreira de engenheiro mecânico. O artista visita regularmente Portugal mais de 40 anos, o que o levou a criar uma forte empatia com o povo português, a terra, o mar e a gastronomia. Nesta Exposição apresenta mais de 30 pinturas portuguesas e várias da sua terra natal, a Escócia.

O artista plástico escocês começou os seus estudos de arte com o americano James Pay, tendo continuado a estudar com a artista escocesa Iona Montgomery. Grande parte da sua obra é constituída por cenários escoceses. Expôs na Lillie Art Gallery, em Milngavie e noutras galerias de Glasgow.

«Tom gosta do desafio de pintar aguarela “porque é impossível pintar sobre os nossos erros”. Os seus trabalhos refletem o seu gosto pela luz extraordinária, por cenários coloridos, pelo detalhe, sempre na perspetiva perfeita de um engenheiro», descreve a Câmara de Loulé.

Comentários

pub