8500 fãs seguiram corridas cheias de emoção no Autódromo do Algarve (com fotos)

Perante o olhar atento de 8500 fãs, em grande parte espanhóis, o campeonato FIM CEV Repsol arrancou com a prova […]

NU4A8279 [800x600]Perante o olhar atento de 8500 fãs, em grande parte espanhóis, o campeonato FIM CEV Repsol arrancou com a prova de abertura no Autódromo Internacional do Algarve. As muitas zonas molhadas que salpicavam o traçado complicaram a condução nas primeiras sessões.

Mas nada impediu que Joan Mir, no Moto3 Junior World Championship, Edgar Pons e Xavi Vierge, no Moto2 European Championship, Kenny Noyes e Carmelo Morales no Superbike European Championship e Bertrand Gold na Kawasaki Z Cup tenham triunfado nesta ronda inaugural, conseguindo assim as primeiras vitórias da época.

29 pilotos partiram da grelha do Moto3 Junior World Championship. Do princípio ao fim, os duelos entre Nicolò Bulega (ITA-KTM) e Joan Mir (SPA-Honda) sucederam-se, rodando na roda um do outro e repartindo a liderança da corrida, até que o italiano caiu a duas voltas do final. Mir, vicecampeão em título da Red Bull Rookies Cup, conseguiu ganhar terreno e averbou a vitória.

Mas Nicolò Bulega (ITA-KTM) não se deixou abater e rapidamente voltou a integrar o grupo que lutava, até esse momento, pela terceira posição, formado por Bo Bendsneyder (HOL-Honda), Arón Canet (SPA-Honda) e Albert Arenas (SPA-Husqvarna).

Com o segundo lugar do pódio sem um claro aspirante, o piloto do Junior Team Estrella Galicia 0,0, Canet, mostrou as suas cartas, impondo-se sobre os restantes. O 3º lugar acabou mesmo por ficar para Bulega, pupilo de Valentino Rossi.

Com um forte vento contrário arrancou a primeira corrida do Moto2 European Championship, tendo as posições ficado definidas logo nas primeiras voltas. Enquanto Edgar Pons (SPA-Kalex), Steven Odendaal (RSA-Kalex), Xavi Vierge (SPA-Tech3) e Luca Marini (ITA-Kalex) rodavam com certa tranquilidade à frente, havia uma feroz luta pela quarta posição, entre Tetsuta Nagashima (JAP-Kalex) e Eric Granados (BRA-Kalex).

A cinco voltas do final, Alan Techer (FRA-Tech3) atacou, unindo-se a essa batalha. No fim, os ocupantes do pódio foram Edgar Pons (SPA-Kalex), com mais de 8 segundos de vantagem sobre o 2º, Xavi Vierge (SPA-Tech3) e Steven Odendaal (RSA-Kalex).

A ameaça de chuva tinha estado presente durante todo o dia, mas só se concretizou na segunda corrida de Moto2. Depois do excelente rendimento mostrado na sessão da manhã, Edgar Pons (SPA-Kalex), Xavi Vierge (SPA-Tech3) e Steven Odendaal (RSA-Kalex) comandavam a corrida até que o sulafricano caiu.

Pouco a pouco, abriam-se brechas entre a cabeça de grupo, até que os pilotos viram a bandeira vermelha, avisando para chuva perigosa. Como já estava cumprida mais de metade da corrida, deu-se por concluída a competição.

A vitória coube a Xavi Vierge (SPA-Tech3), que esteve acompanhado na cerimónia final por Edgar Pons (SPA-Kalex),e por Eric Granados (BRA-Kalex). Marcos Ramírez (SPA-Yamaha) destacou-se entre os pilotos de Superstock 600 em ambas as corridas de domingo.

Na corrida do Superbike European Championship, Kenny Noyes (USA-Kawasaki) tomou a liderança, sempre tendo como sombra a Yamaha de Carmelo Morales (SPA). A três voltas da bandeira axadrezada, ambos se bateram num duelo de igual para igual para, no fim, ser o americano a impor-se.

Muito distanciados, a mais de 17 segundos, cruzaram a linha de meta Robertino Pietri (VEN-Yamaha), Iván Silva (SPA-BMW), Dani Rivas (SPA-BMW) e Axel Maurin (FRA-Kawasaki), que surpreendeu pelos seus excelentes resultados deste fim de semana.

Apesar da chuva que caiu ao meio dia, as condições foram ótimas para rodar durante a segunda das corridas de Superbike. Com mais 25 pontos em jogo, o líder da Geral e o seu imediato perseguidor, Kenny Noyes (USA-Kawasaki) e Carmelo Morales (SPA), interpretaram um guião semelhante ao da sessão matinal mas com desfecho diferente: o piloto da Kawasaki Palmeto PL Racing continuou a impor o seu domínio, perseguido de perto pelo piloto da Yamaha Laglisse.

Fiel ao seu estilo e com mais confiança nas afinações da sua mota, Carmelo Morales (SPA-Yamaha) atacou a poucas voltas do fim, protagonizando uma luta renhida com o número 1, para acabar por ser o vencedor.

Segunda e terceira posições para Noyes e Robertino Pietri (VEN-Yamaha), respetivamente. Piere Texier (FRA-Michelin) afirmou-se como o piloto privado.

Fechou a jornada a prova da Kawasaki Z Cup, na qual o piloto convidado Bertrand Gold brilhou de novo, com uma vitória, apesar da oposição de Joan Sardanyons, até uma queda a poucas voltas do final o ter deixado fora de jogo. Segundo e terceiro posto para Víctor Lozano e F. Javier Valera.

A próxima prova do FIM CEV Repsol terá lugar em Le Mans (França), nos dias 15 e 16 de Maio.

 

Fotos de: Luís Direito/Sul Informação

Comentários

pub