Walking Festival vai quadruplicar população do Ameixial em abril

A população da aldeia do Ameixial, no interior de Loulé, deverá quadruplicar, nos dias 24, 25 e 26 de abril. […]

Walking Festival AmeixialA população da aldeia do Ameixial, no interior de Loulé, deverá quadruplicar, nos dias 24, 25 e 26 de abril.

A terceira edição do Walking Festival Ameixial (festival de caminhadas) está já a gerar muito entusiasmo e a perspetiva é que junte mais do dobro dos participantes do ano anterior, fruto de novas parcerias, que motivarão atividades inéditas.

Quando falta mais de um mês para o início do festival, há já quem tenha reservado os dias para vir a Loulé, nomeadamente visitantes vindos da Alemanha e Holanda. Assim, houve um esforço por parte dos responsáveis pelo evento em fechar o programa e em colocá-lo na rua, algo que já começou a acontecer desde sexta-feira passada e continuará, em força, ao longo das próximas semanas.

No programa deste ano há novidades, que resultam de parcerias entre o festival e diversas associações.

«Nos dois primeiros anos, tivemos cerca de 200 participantes. Este ano, vamos ultrapassar, certamente, os 400 ou 500 participantes. O grupo das Corridas às Sextas vai lá promover uma corrida e um piquenique, e chegam a juntar mil pessoas. Temos também  a associação de trail running, que vai promover uma prova, que junta habitualmente muita gente», revelou João Ministro, da ProActiveTur, empresa que organiza este evento da Câmara de Loulé e da Junta do Ameixial, em parceria com o Projeto Estela.

Hugo Nunes: “Este é um momento de promoção da freguesia menos habitada de Loulé, mas que, ao mesmo tempo, será a que mais bem preservadas tem um conjunto de tradições e de espaços, que vale a pena visitar”

Outro parceiro é a associação Almargem «que promoverá duas atividades» e a associação Urban Sketchers, que «vai fazer um encontro regional de ilustração». Além destas iniciativas, haverá, como se espera, muitas caminhadas, com os mais variados temas, incluindo uma de ligação à Via Algarviana.

«O programa segue a mesma lógica dos outros anos. Haverá várias caminhadas, todos os dias. Este ano, teremos, também, workshops técnicos e uma ligação mais forte à comunidade. No sábado, temos uma atividade noturna, onde vamos pôr os participantes a fazer pão», acrescentou João Ministro.

Para acolher tanta gente numa aldeia onde habitam, em permanência, cerca de 140 pessoas (a freguesia tem menos de 450), a organização conta com o abrigo de montanha, inaugurado há cerca de um ano pela Câmara de Loulé numa antiga fábrica, e com o Parque de Autocaravanismo, que até já se encontra «bastante composto». Também haverá uma zona de campismo.

«O abrigo de montanha do Ameixial é um pequeno centro de acolhimento, para pessoas de passagem, que conta com todas as condições. Esta é uma oportunidade de dar a conhecer este equipamento a quem visite o Ameixial», considerou o vice-presidente da Câmara de Loulé Hugo Nunes.

Cartaz Walking FestivalAté porque, realçou, um grande objetivo deste festival é dar a conhecer as potencialidades do Ameixial, nomeadamente no que toca ao turismo de natureza.

«Este é um momento de promoção da freguesia menos habitada de Loulé, mas que, ao mesmo tempo, será a que mais bem preservadas tem um conjunto de tradições e de espaços, que vale a pena visitar», acrescentou.

Hoje, em dia, o Ameixial já é um local procurado por quem gosta de desfrutar da natureza e de conhecer as tradições da Serra do Caldeirão.

«Nota-se um aumento das pessoas que, constantemente, se deslocam ao Ameixial para praticar caminhadas e BTT», revelou o presidente da Junta de Freguesia do Ameixial Abílio Sousa.

O Walking Festival acaba por ser um momento de viragem para o exterior, para a população do Ameixial. «Os visitantes interagem com a comunidade e a população recebe bem este evento porque, como disse o vice-presidente, está a promover aquilo que nós temos de bom», acrescentou.

Nos próximos dias, os interessados em participar, vão ter a oportunidade de se inscrever nas diferentes atividades, que são todas gratuitas. Para o fazer, devem visitar a página do Facebook do Walking Festival, onde estão disponíveis links para as inscrições das diferentes atividades, bem como o programa completo do festival.

Em 2015, o festival de caminhadas também se inserirá no programa de Loulé Cidade Europeia de Desporto. «Este festival tem muitas particularidades que o distinguem das demais iniciativas deste evento. Desde logo, porque se realiza no interior e vai levar ao Ameixial um conjunto de pessoa que, na sua esmagadora maioria, dificilmente lá iriam, se não fosse pelo Walking Festival. Isso valoriza-o muito», considerou Hugo Nunes.

Comentários

pub