Uma Beta Talk para falar de um gin algarvio com cheirinhos regionais

A Beta Talk de Março, a conversa inspiradora com empreendedores do Algarve, vai ser…espirituosa. E o habitual wine break vai […]

tangerine gin1A Beta Talk de Março, a conversa inspiradora com empreendedores do Algarve, vai ser…espirituosa. E o habitual wine break vai ser substituído por um gin break. Tudo porque o convidado da próxima segunda-feira, dia 16 de Março, é Eduardo Peixinho Reis, fundador da empresa Myr Liqueurs, e, imagine-se, criador de um produto inovador, o Tangerine Gin.

Por isso, a conversa irá ao encontro da alquimia dos produtos tradicionais algarvios, conciliando a tradição com as modernas e exigentes técnicas de produção de bebidas espirituosas.

A Laranja, o Zimbro, a Amêndoa, o Mel, a Tangerina, o Limão, os aromas de plantas silvestres são a “base” para este alquimista empreendedor, que aposta na transformação dos produtos tradicionais para a criação de produtos diferenciadores para consumidores cada vez mais exigentes e globais.

Mais uma vez marcada para o Café Concerto do Teatro Municipal de Portimão (TEMPO), às 19h00 de dia 16, a conversa abordará a aventura que é criar uma instalação industrial de produção de licores, a criação da marca e, por outro, tendo em conta os recursos, e as tendências do mercado, o lançamento de um produto inovador, através de uma parceria a três.

Eduardo Peixinho ReisEduardo Peixinho Reis é natural de Portimão, nascido na Rua Vasco Pires, ainda em tempos da atividade industrial da conserva, tendo por isso vivido de perto as tradições da economia local da classe operária da cidade.

Estudante na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, sempre nas áreas de Quimicotecnia, cedo despertou para o mundo dos laboratórios e instrumentos, aprendendo titulações, destilações, assim como diversas técnicas laboratoriais.

A saída de Portimão prendeu-se com o serviço militar obrigatório, em 1995, mas manteve as ligações a Portimão através de um projeto para fomentar a Canoagem, no Clube Naval de Portimão.

Ingressou no ensino superior, na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Algarve, iniciando a “aventura” de um curso superior de Engenharia Alimentar.

Aluno nada brilhante, embora à vontade com a componente prática, foi superando os desafios das mais que muitas disciplinas.

Em 1999, fez um estágio na Direção Regional de Agricultura do Algarve, num projeto comunitário associado à aguardente de medronho, contribuindo para a legislação do produto, garantindo parâmetros mínimos de qualidade e protegendo a destilado algarvio mais conhecido.

Integrou mais tarde o corpo de docentes da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, onde até à data se mantem.

Em 2009/2010, em Odeceixe, à mesa com os pais da companheira, provou um licor que, na sua opinião, demonstrava o potencial enorme da região algarvia. Lançou mãos à obra, questionando receitas e iniciando testes para a produção de licores.

Em 2011, foi então lançada a marca Myr Liqueurs com produção própria, numa instalação industrial criada para o efeito na zona de Odiáxere.

«Ao longo do tempo, fomos vendo que os licores são, de longe, um produto com potencial mundial, embora sejam uma das bebidas alcoólicas menos consumidas, dificultando o aumento das vendas», conta o empreendedor.

tangerine gin_2Apesar da excelente qualidade confirmada por diversos profissionais, a crise veio gerar nas empresas a necessidade de apenas procurar negócios garantidos e de retorno rápido, afastando o interesse no licor.
Esta aparente dificuldade reorientou o negócio, graças à necessidade de comercializar produtos com o maior consumo possível, conjugando o potencial do produto com a capacidade de comercialização.

É assim que, em 2012, é iniciado o processo de desenvolvimento de um novo produto, onde se associou a cultura de destilação com os produtos do Algarve, procurando uma fórmula que refletisse isso e eis que, em 2014, surge o Tangerine Gin, numa parceria com outras duas empresas, a Shilbnature e a Cocktail Academy Portugal.

Atualmente, o Tangerine Gin pretende conquistar o mercado nacional e assumiu estrategicamente alguns parceiros que permitem chegar a Angola, Espanha, Inglaterra e França.

Até final de 2015, a empresa espera ter uma quota de 20% da produção para exportação. Será sobre toda esta aventura que o empresário/empreendedor Eduardo Peixinho Reis vai falar, em mais uma Beta Talk inspiradora.

A Beta Talk tem entrada livre, mas precisa de inscrição, que pode ser feita clicando aqui.

Comentários

pub