Triatlo de VRSA ganho por atletas olímpicos, mas algarvios também estiveram no pódio

Dois triatletas olímpicos, João Silva, do Sport Lisboa e Benfica (00:54:37), e Pamella Oliveira (Brasil), do CD “Águias” de Alpiarça […]

João Silva foi o vencedor do triatlo masculino
João Silva foi o vencedor do triatlo masculino

Dois triatletas olímpicos, João Silva, do Sport Lisboa e Benfica (00:54:37), e Pamella Oliveira (Brasil), do CD “Águias” de Alpiarça (01:02:00), foram os vencedores do Triatlo que se disputou no domingo, 1 de Março, em Vila Real de Santo António.

A prova, com distância Sprint (750 metros de Natação + 20 quilómetros de Ciclismo + 5 quilómetros de Corrida), era pontuável para o Campeonato Nacional de Clubes.

Na classificação por equipas Femininas, o lugar mais alto do pódio, foi alcançado pelo CD “Águias” de Alpiarça. Em segundo lugar, ficou o Sporting CP e o terceiro lugar foi conquistado por Teleperformance – “Os Belenenses”.

Na classificação por Equipas Masculinas, o Sport Lisboa e Benfica alcançou o primeiro lugar, seguido de O Portugal Talentus e em terceiro lugar ficou o CD “Águias” de Alpiarça.

O atleta João Silva, do SL Benfica, comentou: “Nesta altura do ano, na Europa, será praticamente o único sitio onde se pode fazer um triatlo a nadar em águas abertas. A temperatura não está tão fria e hoje tivemos a sorte de termos a população de Vila Real a comparecer em massa, para apoiar as equipas no Campeonato Nacional. O ambiente foi muito bom e fiquei muito contente de poder participar”.

Depois de duas provas no espaço de uma semana, constata-se que o Algarve tem condições únicas e ideais na Europa para a realização de provas de triatlo, pelo que se espera que a FTP e as autarquias continuem a apostar no próximo ano neste fantástico desporto que junta cada vez mais praticantes.

Atletas regionais
Atletas regionais

No triatlo de VRSA, a nível regional, o Louletano, que alcançou o 15º lugar por equipas masculinas (entre 29), uma posição a meio da tabela do Campeonato Nacional de Clubes, foi a melhor formação algarvia, entre cinco em competição.

O segundo lugar foi ocupado por Leões do Sul e o terceiro por O2-Triatlo. No setor feminino a equipa O2-Triatlo garantiu o 7º lugar nacional, sendo a melhor equipa algarvia.

Assim, no que diz respeito a pódios, destaque no setor feminino, no Escalão V1, o 2º lugar de Ana Sanches (O2 – Triatlo); Escalão V2, o 1º lugar de Larissa Möller (O2 – Triatlo); Escalão V3 o 1º lugar de Alice Direitinho (Louletano) e Escalão V4, o 1º lugar de Jill Edwards (O2 – Triatlo).

No sector masculino, fica o destaque para o Escalão V1, com o 3º lugar de David Caldeirão (Louletano) e o Escalão V5, com 1º lugar de Amândio Norberto (Leões do Sul).

A emoção do triatlo volta ao Algarve a 22 de Março, em Quarteira, para mais uma etapa da Taça de Portugal, onde se espera a presença de mais 500 triatletas.

Na véspera, também em Quarteira, terá lugar a primeira etapa do ETU (European Triathlon Union), a qual contará com a presença dos melhores triatletas europeus.

 

Comentários

pub