Teatro das Figuras acolhe concertos de diferentes estilos esta semana

A música vai estar em destaque, na programação do Teatro das Figuras, esta semana. A sala de espetáculos farense sugere […]

OrBlua_JorgeJubilot p03_smallA música vai estar em destaque, na programação do Teatro das Figuras, esta semana. A sala de espetáculos farense sugere três eventos, na quinta, sexta e sábado, muito diferentes entre si, no que ao estilo musical diz respeito.

No dia 19, quinta-feira, às 21h30, a banda algarvia OrBlua vai apresentar o seu primeiro álbum «Retratos Cinéticos», um «trabalho do Algarve, feito no Algarve e que honra o Algarve». «Em palco, a banda utiliza cerca de 20 instrumentos étnicos e contemporâneos para falar sobre o Algarve, o seu passado e tradições, do património, das gentes e das paisagens. As suas criações assentam numa abordagem moderna sobre o acervo musical algarvio, como os bailes mandados ou corridinhos», descreve o Teatro das Figuras.

Os Orblua são compostos por Inês Graça (voz, bouzouki, guitarra, baixo, concertina, cana rachada, violoncelo), Nuno Murta (cabaça de água, adufe, darbouka, glockenspiel, percussões variadas) e Carlos Norton (voz, gaita-de-foles, gralha, banjo, harpa, bodhrán, piano, melódica, concertina, duduk, sanfona, loop station). Vasco Ribeiro é o técnico de som da banda. os bilhetes custam 7 euros.

AYSEDENIZ_016_cropped_photo_smallNo dia seguinte, sexta-feira, a proposta é bem diferente. A partir das 21h30, a pianista Aysedeniz Gokcin vai interpretar em palco músicas dos Pink Floyd, com arranjos inspirados em Frank Liszt, no espetáculo «Pink Floyd Classic Concept», onde apresentará os trabalhos do disco com o mesmo nome.

A pianista turca avançou para este trabalho após ter feito, por ocasião do 200º aniversário de Franz Liszt, arranjos em três músicas da famosa banda britânica, escritos na forma de uma fantasia (Pink Floyd ‘Lisztified’: Fantasia Quasi Sonata).

«Os arranjos foram inspirados pelo legado de Liszt, pelo seu carisma, pelas suas ideias filosóficas, bem como pela arte e literatura que influenciou suas obras. Ao contrário de outros ‘covers’, os meus arranjos evoluíram a partir das canções originais e tomaram a sua própria forma, tornando o projeto uma “osmose” entre e música de Pink Floyd e de Liszt», descreve a artista.

Fartuna«A principal força motriz por trás destes arranjos foi a visão de Liszt de considerar o piano como uma orquestra, o que me levou a explorar diferentes sons, a imitar instrumentos de rock e a criar novas harmonias, manipulando as existentes», acrescentou. Os bilhetes para este concerto custam 10 euros.

No sábado, há nova edição do Fartuna – Festival de Tunas Académicas da Cidade de Faro, às 21 horas. Na 17ª edição do evento, além da anfitriã Versus Tuna – Tuna Académica da Universidade do Algarve, subirão ao palco o In Versus – Grupo de Fados e Guitarradas de Coimbra, a ESTuna – Tuna de Engenharia da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, a TAFUL – Tuna Académica da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e a TUALLE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé.

Para assistir ao festival, os estudantes pagam 4 euros e o restante público 6 euros.

Comentários

pub