Socialistas encontram-se em Loulé para traçar novos rumos para a economia regional

O ciclo de conferências promovidas pela Federação Regional do Partido Socialista prossegue no próximo sábado, dia 21, com um debate […]

adriano pimpãoO ciclo de conferências promovidas pela Federação Regional do Partido Socialista prossegue no próximo sábado, dia 21, com um debate sobre as potencialidades da economia regional e o seu enquadramento na Agenda para a Década, apresentada por António Costa e sufragada no último congresso nacional.

Neste contexto, a partir das 15 horas de sábado, no Auditório do INUAF – Instituto Superior Afonso III, em Loulé, realiza-se uma conferência-debate sobre o tema “Economia, Território e Ambiente, na perspetiva da Agenda para a Década: expetativas e desafios e pontos fortes e oportunidades a explorar pelo Algarve”, destinada aos empresários e dirigentes associativos do setor económico, bem como às comunidades académicas e ao público em geral.

Esta sessão conta um painel de intervenções constituído por António Mendonça, presidente do Conselho de Escola do Instituto Superior de Economia e Gestão e ex-ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, e Adriano Pimpão, professor emérito da Universidade do Algarve e membro do Conselho Económico e Social, sendo moderado pelo economista Francisco Serra, diretor da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve.

Segundo o PS/Algarve, esta iniciativa integra-se no ciclo de conferências para «abordar e debater áreas distintas com vista à realização de um debate profundo sobre o modelo de desenvolvimento da região do Algarve, envolvendo as estruturas regionais e locais no PS-Algarve e entidades e instituições da sociedade civil».

Quem são os oradores?

António Mendonça

Natural de Cascais, António Augusto da Ascenção Mendonça nasceu a 18 de Maio de 1954.
Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa, fez o doutoramento em Economia pelo mesmo Instituto em 1987.
Foi professor convidado da Faculdade de Direito, Economia e Gestão da Universidade de Orléans (França), da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal da Paraíba (Brasil).
Foi Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações do XVIII Governo Constitucional de Portugal, de 2009 a 2011.
Atualmente é Presidente do Conselho de Escola do ISEG e ainda Presidente do Centro de Estudos de Economia Europeia e Internacional do ISEG (CEDIN).
É 1º vogal da Direção Nacional da Ordem dos Economistas.

Adriano Pimpão

Natural de Lisboa, Adriano Lopes Gomes Pimpão nasceu a 25 de Agosto de 1948.
Licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa, fez o doutoramento em Economia pelo mesmo Instituto em 1985.
Foi Diretor regional de Planeamento na CCDR Algarve. Foi Reitor da Universidade do Algarve, Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Públicas Portuguesas (CRUPP) e Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional do XIII Governo Constitucional de Portugal, de 1995 a 1997.
Foi ainda Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve e durante dois mandatos, 1º vogal da Direção Nacional da Ordem dos Economistas.
Atualmente é Presidente da Assembleia Municipal de Loulé e ainda Presidente da Assembleia Intermunicipal do Algarve.
É ainda Professor Emérito da Universidade do Algarve e membro do Conselho Económico e Social.

Comentários

pub